Rússia reforça posição entre principais parceiros comerciais da União Europeia
A União Europeia exporta mais para a Rússia, mas também está mais dependente dos seus fornecimentos.
No primeiro semestre deste ano, a Rússia reforçou a sua posição entre os principais parceiros comerciais da União Europeia. Segundo o Eurostat, as exportações para a Rússia subiram 23,9% no primeiros seis meses do ano e as importações cresceram 34,2%. Tanto nas exportações como nas importações, estes foram os maiores crescimentos registados. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Eurostat.
A Rússia ocupa agora a quarta posição entre os principais clientes da UE e é o terceiro maior fornecedor de bens da União. Nos primeiros seis meses de 2017, a UE vendeu 41,6 mil milhões de euros à Rússia, e comprou 75,1 mil milhões de euros em bens. O défice comercial agravou-se dos 22,4 mil milhões de euros, para 33,5 mil milhões.
Já com a China, o principal fornecedor de bens da UE, o défice comercial encolheu de 83,6 mil milhões de euros para 79,1 mil milhões. A China é o segundo maior mercado de exportação dos países comunitários, atrás dos Estados Unidos.
Quem são os parceiros comerciais da UE?
Fonte: Eurostat
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia reforça posição entre principais parceiros comerciais da União Europeia
{{ noCommentsLabel }}