5 coisas que vão marcar o dia

Vítor Constâncio e Vítor Gaspar regressam a Lisboa para participarem num painel sobre macroeconomia. BdP revela nível de endividamento do setor não-financeiro em junho, que bateu recordes em maio.

Esta terça-feira ficará marcada, sobretudo, pela divulgação de novos dados económicos. Entre eles, o nível do endividamento do setor não financeiro, por parte do Banco de Portugal. Além disso, Vítor Constâncio e Vítor Gaspar regressam a Lisboa para falar de macroeconomia numa conferência no ISCTE.

Banco de Portugal revela nível do endividamento

O Banco de Portugal (BdP) publica o Boletim Estatístico. A entidade liderada por Carlos Costa vai revelar, entre outros números, o nível do endividamento do setor não financeiro relativo ao mês de junho. No mês passado, o valor divulgado foi um recorde: 724,4 mil milhões de euros. O número diz respeito a maio e engloba o setor público, as empresas e as famílias, deixando de fora a banca. O endividamento tem vindo a aumentar praticamente desde janeiro.

Vítor Constâncio e Vítor Gaspar em Lisboa

O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, e o ex-ministro das Finanças e diretor do departamento de Assuntos Orçamentais do FMI, Vítor Gaspar, vão discursar esta terça-feira num painel sobre políticas macroeconómicas. O painel começa por volta das 13h00 no ISCTE, em Lisboa, e ganha especial relevância numa semana que ficará marcada pelo encontro dos chefes do BCE e da Fed (Janet Yellen e Mario Draghi) na conferência anual Jackson Hole, na próxima sexta-feira.

Juros implícitos no crédito da casa em mínimos

Em maio, a taxa de juro implícita no crédito à habitação interrompeu um ciclo de quase três anos de quedas, mantendo-se inalterada. Mas retomou as quedas logo no mês a seguir, tendo atingido um mínimo de 1,007% em junho. Esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela os juros implícitos no crédito da casa relativos ao mês de julho, onde se inclui também o valor da prestação média mensal, que no mês passado se estabilizou nos 237 euros.

Mantém-se a greve dos inspetores do SEF?

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras agendou uma conferência de imprensa para esta terça-feira. Realizar-se-á por volta das 15h00 no Aeroporto de Lisboa. Os inspetores têm uma greve convocada para os próximos dias 24 e 25 de agosto, queixando-se de falta de meios e de falta de ação por parte do Governo. A greve acontece numa altura em que o turismo em Portugal está em grande ritmo de crescimento. Ainda esta segunda-feira se soube que as receitas turísticas no primeiro semestre do ano ultrapassaram os seis mil milhões de euros.

Dados das reservas de petróleo dos EUA

O Instituto Americano do Petróleo atualiza esta terça-feira os dados relativos às reservas de petróleo dos Estados Unidos. O dado poderá fazer mexer com o mercado desta matéria-prima, numa altura em que os preços corrigem do rally das duas últimas sessões da semana passada. Esta segunda-feira, as quedas rondaram 1,88% em Londres e 2,14% em Nova Iorque. O contrato de Brent, referência para as importações nacionais, valia 51,72 dólares, enquanto o de WTI se afastava do patamar dos 50 dólares ao negociar nos 47,46 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião