Incêndios: 500 militares espanhóis já combateram em Portugal

  • ECO
  • 23 Agosto 2017

Desde 19 de junho, as Forças Armadas espanholas já intervieram quatro vezes em território nacional ao abrigo de planos de cooperação estratégica.

São 557 os militares espanhóis que já passaram por Portugal para combater incêndios, auxiliados por 128 veículos da Unidade Militar de Urgência. Desde 19 de junho, as Forças Armadas espanholas já intervieram quatro vezes em território nacional, ao abrigo do mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e do Protocolo de Cooperação técnica e Assistência Mútua, que une os dois países.

Os dados foram hoje sinalizados pelo jornal Público [acesso pago], citando um comunicado divulgado pela Unidade Militar de Urgência, que resume a intervenção espanhola nestes últimos dois meses. A primeira intervenção foi aquando dos incêndios de Pedrógão Grande, de 18 a 24 de junho, seguindo-se os da Guarda, de 18 a 20 de junho e os de Mação e Nisa, de 25 a 29 de junho. Os militares continuam em operação desde 13 de agosto no incêndio que lavra em Vila de Rei.

Para além do corpo militar, o combate aos incêndios tem sido complementado com doze hidroaviões Canadair, pertencentes à Força Aérea espanhola. Informações da agência Europa Press citadas pelo diário apontam para que, até 20 de agosto, os meios aéreos espanhóis tenham realizado 525 horas de voo e 1814 descargas de água.

Os militares, para além de combaterem os fogos, têm ajudado os congéneres portugueses na vigilância e extinção de reacendimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndios: 500 militares espanhóis já combateram em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião