Lisboa abre cautelosa à espera de resultados

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Agosto 2017

Esta quarta-feira é marcada pela divulgação de resultados, tanto a nível político com empresarial. A bolsa portuguesa iniciou o dia com precaução, acima da linha de água, tendo revertido para perdas.

Esta quarta-feira é marcada pela divulgação de resultados, tanto a nível político com empresarial. No primeiro campo, nas mesas de voto angolanas vai decidir-se quem irá suceder a José Eduardo dos Santos na presidência do país, enquanto no segundo, a Sonae vai apresentar os resultados relativos ao segundo trimestre do ano. Assim, a bolsa portuguesa iniciou o dia com precaução, acima da linha de água, tendo revertido para perdas ligeiras.

Em Angola, o herdeiro político de José Eduardo dos Santos vê-se contra dois herdeiros políticos de Jonas Savimbi, cada um mais carismático do que o candidato do regime e dispostos a coligarem-se. Os resultados vão ser conhecidos ainda durante esta quarta-feira, podendo afetar as empresas com presença angolana.

Assim, o PSI-20 abriu a valorizar 0,03%, tendo revertido para perdas de 0,14%. No momento da abertura, oito cotadas negociavam em terreno positivo, nove em terreno negativo e duas inalteradas. O destaque positivo vai para o BCP, que avança 0,31% para 22 cêntimos, corrigindo das perdas de seis sessões e para a EDP Renováveis, a única energética a seguir pintada de verde (0,09%)

No outro prato da balança estava a REN, que viu o seu projeto para um gasoduto no Douro ser chumbado pela CCDRN, avançando agora a decisão para as mãos da Direção Geral do Património Cultural. A rede elétrica nacional perdia 0,14% para 2,80 euros. As restantes energéticas também negoceiam em terreno de perdas com a EDP a perder 0,25% para 3,21 euros e a Galp Energia a regredir 0,32% para 13,83 euros.

No setor retalhista, é dia de resultados da Sonae. Segundo os analistas do BPI “o efeito calendário (em virtude do facto de a
Páscoa este ano ter sido no mês de abril), bem como o atual cenário macroeconómico favorável deverão ter tido um impacto positivo nas contas da Sonae”. Ainda assim, as ações da retalhista seguem a desvalorizar 0,31% para 96 cêntimos, a par com as da Jerónimo Martins, que perdem 0,24% para 16,68 euros.

Lisboa contraria assim o resto da Europa, com as principais bolsas pintadas de verde. Em Espanha, o IBEX-35 avança 0,09%, em Itália o CAC-40 sobe 0,40% e em território alemão, o DAX ganha 0,15%. Só o Stoxx 600 perde 0,06%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa abre cautelosa à espera de resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião