Jovens sub-30 estão a dominar fundos de tecnologia

  • Bloomberg
  • 3 Setembro 2017

Têm menos de 30 anos, mas já estão em cargos de topo em fundos de tecnologia. Porquê? Os empregadores acham que sabem mais sobre a geração, mas há quem tenha dúvidas.

Aos 27 anos, Andre de Haes tinha arrecadado 30 milhões de euros para o seu fundo de capital de risco com sede em Londres, Backed VC. Agora, aos 30, ele e o sócio de negócios de 29 anos, Alex Brunicki, fazem parte de um grupo de jovens investidores que estão a ter uma maior influência sobre como se gastam os biliões que fluíram para o capital de risco europeu nos últimos anos.

Mas, embora os jovens investidores argumentem que a juventude lhes permite compreender melhor como as startups vão repercutir no seu grupo etário, alguns fundadores, que relatam encontros frustrantes com capitalistas de risco inexperientes, temem a dependência excessiva na intuição dos jovens investidores em detrimento do know-how.

No ano passado, o investimento em capital de risco na Europa atingiu o maior nível desde 2008, 4,3 biliões de euros, de acordo com a Invest Europe. Karen McCormick, diretora de investimento da Beringea, disse que o setor contratou “de forma muito agressiva” nos últimos dois anos à medida que o dinheiro entrava, e isso trouxe um grande número de trabalhadores jovens para cargos como analistas ou associados. As empresas de capital de risco provavelmente vão promover essas pessoas “em estágios anteriores e idades precoces”, diz.

Entre os que já ocupam cargos seniores estão Katie Leviten, 29 anos, sócia da JamJar Investments; Uwe Horstmann, que cofundou a Project A aos 25 anos em 2012; James Wise, que se tornou sócio da Balderton Capital aos 29 anos no ano passado; Abbas Kazmi, de 25 anos, cofundador e sócio administrativo da Collegiate Capital; e Jonathan Becker, que se tornou um dos diretores da e.ventures no ano passado, aos 28 anos. Nos EUA, Adam Goldberg, de 23 anos, é sócio da Lightspeed Venture Partners, uma das financiadoras iniciais da Snap.

Os jovens capitalistas de risco dizem que esse fenómeno é sinal de que a sua geração está interessada em alternativas aos caminhos profissionais seguidos pelos seus predecessores, como os setores jurídico e bancário. “Quando comecei, há cinco ou seis anos, o setor de risco nunca era visto como uma carreira”, disse Wise. “Fazíamos isso antes de começar a empresa ou depois de ganhar milhões.” Agora, a Balderton Capital, onde entrou em 2013, oferece estágios. “Aumentou a consciencialização sobre este trabalho, tornando-se cada vez mais um caminho profissional”, disse.

No entanto, para os jovens investidores pode ser difícil conquistar os fundadores. Avin Rabheru, de 34 anos, fundador da startup de limpeza Housekeep, disse que teve reuniões difíceis com alguns jovens de empresas de capital de risco: “Muito, muito, muito poucas coisas são mais frustrantes do que alguém que não sabe do que está a falar tentar explicar o negócio”, disse.

Rabheru disse que alguns investidores jovens se mostraram valiosos, mas a sua preocupação é a ideia de que eles possam ter um papel maior simplesmente porque são jovens. O criador da Housekeep é cauteloso com a mentalidade de que “aquele é jovem, então ele deve saber sobre os jovens” e prefere encontrar investidores que entendam os consumidores jovens “porque podem compreender o que os dados dizem sobre os jovens”, independentemente da idade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jovens sub-30 estão a dominar fundos de tecnologia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião