Entre Douro e Minho: Verde elétrico

  • Filipe S. Fernandes
  • 7 Setembro 2017

Esta região tem recursos energéticos que permitem fazer um mix de energia verde com peso para Portugal.

Na zona de Entre Douro e Minho há um mix de produção de eletricidade verde muito relevante para Portugal. A EDP Hidro Eletricidade tem um conjunto de centrais hidroelétricas de albufeira como são os casos do Alto Lindoso (630 MW); Carrapatelo (210 MW); Venda Nova (110 MW); Vilarinho das Furnas (125 MW); Crestuma/Lever (108 MW); Caniçada (60 MW); Paradela (54 MW); Salamonde (42 MW).

A Tapada do Outeiro é uma central de ciclo combinado a gás natural com uma potência instalada de 990 MW, constituída por três grupos de 330 MW, cada um composto por uma turbina a gás e uma turbina a vapor em série, ambas acionando o mesmo gerador instalado entre elas. Entre o gerador e a turbina a vapor existe uma embraiagem sincronizada. A central entrou em plena exploração comercial em agosto de 1999 e pertence ao grupo Trustenergy.

Os principais aproveitamentos hidroelétricos de grande, média e pequena dimensão existentes e previstos para o território da CIM do Ave são os de Campelos, Ronfe, Carvalho do Moinho e Elétrica Moreira de Cónegos (Guimarães), Caniços e Cooperativa Elétrica S. Simão de Novais (Famalicão), Ponte da Esperança (Póvoa de Lanhoso), Ermal, Guilhofrei, Venda Nova III, Salamonde II ((Vieira do Minho), Senhora do Porto (Póvoa de Lanhoso), , Negrelos (Vizela), Cefra (Cabeceiras de Basto), Fridão. Existem também vários parques eólicos em Fafe, Vieira do Minho e Cabeceiras de Baixo.

A região do Vale do Cávado, onde se situam algumas das centrais hidroelétricas da EDP, tem um forte potencial na área da eólica e da biomassa, e na orla marítima, a energia das ondas é também uma possibilidade.

Em 2007 realizou-se em Viana do Castelo um conjunto de investimentos estratégicos para o cluster das energias renováveis em Portugal, que hoje conta com cerca de 30 empresas. O grupo alemão Enercon investiu em cinco fábricas para fazer a produção integrada de novos modelos e de componentes para outros modelos. A também alemã, a Saertex, iniciou em 2008 a laboração numa fábrica com 2.400 metros quadrados, no parque empresarial da Praia Norte, onde produz materiais e tecidos em fibra de vidro que, depois, são utilizados para as pás de rotor das fábricas da Enercon instaladas em Viana do Castelo, que foi ampliada em 2016. Em outubro de 2013, instalou uma unidade fabril no parque empresarial de Lanheses, num terreno de 10.800 metros quadrados para instalar a segunda unidade fabril, num investimento de cerca de três milhões de euros e criando 45 postos de trabalho.

Existe também um centro de Formação Profissional em Viana do Castelo e de um centro de I&D que dinamizar parcerias com universidades nacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entre Douro e Minho: Verde elétrico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião