Fórum para a Competitividade homenageia Medina Carreira

Numa conferência sobre a dívida pública e o crescimento económico, o Fórum para a Competitividade vai homenagear o economista Henrique Medina Carreira, falecido em julho.

A 28 de setembro, o Fórum para a Competitividade promove uma conferência de homenagem ao ex-ministro das Finanças. Foi a 3 de julho que Henrique Medina Carreira faleceu.

Sob o tema “A dívida pública e o crescimento económico em Portugal“, a conferência terá a presença de várias personalidades. É o caso de Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, que fará a abertura do evento. Segue-se a intervenção do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A sessão contará com uma mesa redonda sobre a “A sustentabilidade do défice e da dívida pública em Portugal e a importância de um crescimento económico robusto como condição da sustentabilidade do ‘Estado Social’” que vai ser moderada por João Salgueiro, ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos. Daniel Bessa, Paulo Trigo Pereira, Pedro Braz Teixeira, Ricardo Costa e Teodora Cardoso são os oradores.

O encerramento ficará a cargo do presidente do Fórum para a Competitividade, Pedro Ferraz da Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A conferência começa às 15h30 do próximo dia 28 de setembro, quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Henrique Medina Carreira tinha 86 anos. Nascido em Bissau, capital da Guiné, em 1931, o ex-ministro das Finanças foi, nos últimos anos, presença assídua no pequeno ecrã, no programa de comentário “Olhos nos Olhos” emitido pela TVI 24. Foi também comentador na SIC, nomeadamente no programa “Plano Inclinado”, transmitido pela SIC Notícias entre 2009 e 2011.

Medina Carreira teve duas passagem pelo Governo: foi subsecretário de Estado do Orçamento no VI Governo Provisório em 1975 e logo de seguida ministro das Finanças do I Governo Constitucional de julho de 1976 a janeiro de 1978.

Licenciado em Direito, em 1962, pela Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, dedicou a sua carreira à advocacia, à consultoria em empresas e à docência universitária, a última das quais exercida no Instituto Superior de Gestão, no Instituto Universitário de Lisboa e no Instituto Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum para a Competitividade homenageia Medina Carreira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião