BCP dispara 6%. Bolsa lidera ganhos na Europa

  • ECO
  • 8 Setembro 2017

A bolsa nacional destacou-se das pares pela positiva. A forte recuperação do BCP, que subiu mais de 6%, ditou a primeira sessão de ganhos do PSI-20 após quatro sessões.

Depois de fortes quedas, o Banco Comercial Português (BCP) deu a volta. As ações do banco chegaram a cair mais de 7%, mas acabaram por valorizar mais de 6%, recuperação que permitiu à bolsa nacional voltar aos ganhos. O PSI-20 liderou as subidas entre as principais praças do Velho Continente.

O PSI-20 fechou esta sessão a valorizar 0,54% para os 5.101,67 pontos. Destacou-se na Europa — o Stoxx 600 somou 0,15% para os 375,51 pontos — acabando por conseguir recuperar à boleia do banco liderado por Nuno Amado. Encaminhava-se para a quinta sessão consecutiva de quedas, mas inverteu a tendência mais perto do final do dia.

O BCP vem de uma série de quedas consecutivas (com a liquidez a disparar), tendo chegado a afundar um máximo de mais de 7% durante a negociação para mínimos de abril. Chegou aos 18,9 cêntimos, cotação que atirou a capitalização bolsista para baixo da fasquia dos três mil milhões de euros — 2.803 milhões de euros –, mas disparou no final da negociação. O banco fechou esta sessão com um avanço de 6,12% para os 21,17 cêntimos.

A EDP e a EDP Renováveis deram o seu contributo para o desempenho no índice nacional, com subidas de 0,49% e 0,40%, respetivamente. Por sua vez, a Galp, a Nos e a Jerónimo Martins pesaram no índice com deslizes superiores a 1%. A Sonae também encerrou no vermelho, a desvalorizar 0,64%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara 6%. Bolsa lidera ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião