BCP e EDP atiram Lisboa para o vermelho

  • Rita Atalaia
  • 11 Setembro 2017

A praça lisboeta abriu no verde, impulsionada sobretudo pelos ganhos da Jerónimo Martins. Mas o índice nacional inverteu rapidamente, pressionado pelas perdas do BCP e do grupo EDP.

A praça lisboeta abriu no verde. Mas os ganhos rapidamente deram lugar às perdas, com o índice de referência nacional a ser pressionado pela queda expressiva do BCP mas também pelas descidas no grupo EDP. No resto das praças europeias, o dia deve ser dominado pela cautela dos investidores. Isto depois de a Coreia do Norte ter ameaçado retaliar contra os EUA caso decidam avançar com mais sanções.

O índice de referência nacional, o PSI-20, arrancou a sessão a subir perto de 0,1%, mas já entrou no vermelho. A praça lisboeta recua 0,19% para 5.091,81 pontos. Um mau desempenho que reflete a queda de 2,65% para 20,61 cêntimos do BCP. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado já caem mais de 20% desde os máximos de julho e chegaram a estar abaixo dos 19 cêntimos na semana passada.

BCP cede mais 2%

Ainda do lado das perdas, a EDP perde 0,03% para 3,25 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis recua 0,04% para 6,95 euros. No setor energético, apenas a Galp Energia consegue escapar a esta maré vermelha, subindo 0,14%, num dia de ganhos para os preços do petróleo nos mercados internacionais. A Jerónimo Martins também está a valorizar — acelerando 0,30% para 16,65 euros — mas nem os ganhos da retalhista foram capazes de manter o PSI-20 à tona de água.

No resto da Europa, o tom é de cautela. Os investidores ainda estão a digerir o impacto do furacão Irma nos EUA, mas também estão atentos à tensão entre a Coreia do Norte e os EUA. Pyongyang já avisou que vai retaliar caso o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove uma proposta dos EUA para aplicar sanções mais duras à Coreia. Isto depois de ter realizado o sexto e mais potente teste nuclear. O regime de Kim Jong Un diz “estar a acompanhar os movimentos dos EUA com atenção”.

(Notícia atualizada às 08h26 com mais detalhes)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e EDP atiram Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião