Sporting – FC Porto em dia de eleições autárquicas? CNE desaconselha

  • Lusa
  • 12 Setembro 2017

A Liga acredita que "os portugueses têm plena noção dos seus deveres e responsabilidade cívicas". A CNE defende que os jogos vão potenciar a abstenção.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reiterou, esta terça-feira, que é desaconselhável a realização de eventos como jogos de futebol no dia das eleições autárquicas porque podem potenciar a abstenção. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) justifica a marcação de jogos para o dia das eleições autárquicas — incluindo o clássico Sporting – FC Porto — com a participação dos jogadores em jogos de outras competições.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da CNE, João Tiago Machado, afirmou que, na reunião plenária desta terça-feira, a comissão reiterou a posição que havia assumido em setembro de 2015, a propósito da realização de jogos de futebol no fim de semana das eleições legislativas de outubro.

“Não havendo lei que expressamente os proíba, é desaconselhável a realização de eventos desta natureza que, em abstrato, potenciam a abstenção de um número que pode ser significativo de eleitores que, para além dos profissionais envolvidos, se deslocam para fora do local da sua residência habitual”, pode ler-se na ata de 8 de setembro de 2015.

Nessa mesma comunicação, a CNE refere ainda que “acresce que a manutenção das condições de tranquilidade pública no dia da eleição, que todos desejamos, recomenda que se evite estimular concentrações significativas de cidadãos, especialmente em ambiente de potencial conflitualidade“.

Em carta dirigida ao presidente da CNE, datada também desta terça-feira, a que a agência Lusa teve acesso, a LPFP explica que a realização de quatro jogos no domingo, 1 de outubro, está relacionada com a participação das equipas portuguesas nas competições europeias e com o jogo seguinte da seleção nacional.

“Face à participação das equipas portuguesas em competição europeia na semana anterior, à necessidade de acautelamento do intervalo regulamentar de descanso entre jogos de pelo menos 72 horas, bem como a obrigatoriedade de libertação de jogadores para as seleções nacionais, no dia 2 de outubro”, o organismo indica que agendou quatro jogos para o dia das eleições autárquicas.

Além do confronto entre o Sporting e o FC Porto, com início às 18h00, estão também marcados para 1 de outubro os jogos Marítimo – Benfica (20h15), Sporting de Braga – Estoril-Praia (16h00) e Belenenses – Vitória de Guimarães (20h30).

A Liga está convicta de que os portugueses têm plena noção dos seus deveres e responsabilidades cívicas. Razão pela qual a lei não prevê qualquer proibição de atividades de entretenimento e desportivas em datas eleitorais”, disse à Lusa o diretor de comunicação da LPFP, António Barroso.

Marcelo ainda não falou com Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que ainda não teve oportunidade de falar com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o agendamento de jogos de futebol para o dia das eleições autárquicas.

Marcelo foi questionado sobre a possível interferência destes jogos na participação eleitoral durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, no Palácio de Belém, em Lisboa.

“Não tive ainda oportunidade de falar sobre essa matéria com o senhor primeiro-ministro”, respondeu o chefe de Estado, sem adiantar mais sobre este assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting – FC Porto em dia de eleições autárquicas? CNE desaconselha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião