Atividade económica cresce, consumo encolhe
Os indicadores coincidentes revelam que a atividade económica aumentou pelo terceiro mês consecutivo em setembro. O consumo privado voltou a encolher.
A atividade económica continua a expandir-se. Aumentou em setembro pelo terceiro mês consecutivo, dando assim continuidade à tendência de crescimento iniciada em julho, de acordo com os indicadores coincidentes do Banco de Portugal. Mas o consumo privado está novamente a encolher.
O indicador coincidente mensal para a atividade económica, que permite medir a evolução da atividade económica em Portugal, tinha acelerado para 0,3% em julho (face a 0,2% em junho), e voltado a subir para 0,4% em agosto. Aumentou para 0,5% em setembro.
Foi, assim, o terceiro mês consecutivo de aumento deste indicador de atividade revelado pelo Banco de Portugal. Um sinal positivo para a economia ao mesmo tempo que se verificou uma evolução negativa no caso do consumo.
Segundo o comunicado do Banco de Portugal, o indicador coincidente mensal para o consumo privado voltou a encolher no mês de setembro. Registou-se uma quebra de 1,8% em agosto para 1,7% em setembro. Tinha ficado estável entre julho e agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade económica cresce, consumo encolhe
{{ noCommentsLabel }}