5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O dia ficará marcado pelo relatório da Standard & Poor's, agência de notação financeira que deverá melhorar a perspetiva do rating da dívida portuguesa.

Portugal deverá fechar a semana em nota positiva, no dia em que se antecipa que a agência de notação financeira Standard & Poor’s melhore a sua perspetiva do rating da dívida portuguesa. No campo das estatísticas, o Banco de Portugal divulga novos dados sobre a concessão de crédito aos consumidores e o Eurostat publica dados relativos ao emprego e ao comércio internacional.

Standard & Poor’s revê rating de Portugal

A Standard & Poor’s vai rever, esta sexta-feira, o rating da dívida portuguesa e tudo indica que irá melhorar a sua perspetiva. Depois de a Fitch ter elevado o outlook da dívida portuguesa de estável para positivo e de a Moody’s ter feito o mesmo, a decisão da S&P deverá ser semelhante. Atualmente, a agência de rating atribui a Portugal uma classificação BB+, nível considerável “lixo”, com uma perspetiva “estável”.

Banco de Portugal lança novos dados sobre o crédito

O Banco de Portugal vai divulgar novos dados sobre a concessão de crédito aos consumidores, com informação desagregada por finalidade: automóvel, cartões de crédito ou outros fins. Nos primeiros seis meses do ano, os bancos emprestaram mais de três mil milhões de euros aos consumidores, um aumento de 11% face ao mesmo período do ano passado.

Novos dados do emprego e do comércio internacional

Ainda no campo das estatísticas, o Eurostat vai publicar o mais recente índice do custo do trabalho na União Europeia, relativo ao segundo trimestre deste ano. O gabinete de estatísticas europeu divulga ainda dados sobre as vagas de emprego no segundo trimestre, bem como estatísticas sobre o comércio internacional de mercadorias em julho.

Ministros europeus reúnem-se na Estónia

O ministros da Economia e Assuntos Internos (Ecofin) da União Europeia dão início a uma reunião informal que se prolonga até sábado. Portugal estará representado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, num encontro que surge no âmbito da presidência da Estónia do Conselho da União Europeia.

Nove anos da queda do Lehman Brothers

Uma efeméride que não passará ao lado dos mercados financeiros: esta sexta-feira, passam nove anos desde que foi declarada a falência do Lehman Brothers. A maior falência da história é um símbolo do subprime, a crise financeira que estalou um ano antes nos Estados Unidos e que trouxe ao de cima as fragilidades do sistema financeiro mundial e o risco associado aos ativos tóxicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião