Governo reserva 16 milhões do IVA para desenvolver turismo regional
Montante será destinado às sete entidades regionais de turismo.
A proposta preliminar do Orçamento do Estado para 2017, a que o ECO teve acesso, prevê a transferência de 16,4 milhões de euros, provenientes das receitas do IVA, para o desenvolvimento do turismo regional. É o mesmo valor que estava previsto no Orçamento do Estado para 2016.
O montante será destinado às entidades regionais de turismo: Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro, Porto e Norte, Madeira e Açores.
A proposta de Orçamento do Estado prevê ainda a possibilidade de arrendamentos de curta duração de imóveis do Estado, para realização de eventos turísticos e culturais.
“Os imóveis do Estado ou dos organismos públicos com personalidade jurídica, dotados ou não de autonomia financeira, que não tenham a natureza, a forma e a designação de empresa, fundação ou associação pública, podem ser objeto de utilização de curta duração por terceiros, de natureza pública ou privada, por um prazo não superior a 15 dias, não renovável, para a realização de eventos de cariz turístico-cultural”, pode ler-se no documento.
As receitas provenientes desses arrendamentos de curta duração serão distribuídas da seguinte forma:
- 50% para o serviço ou organismo ao qual o imóvel está afeto;
- 20% para o programa orçamental do Ministério com a tutela do serviço ou organismo ao qual o imóvel está afeto;
- 10% para o Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial:
- 10% para a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF);
- 10% para a receita geral do Estado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo reserva 16 milhões do IVA para desenvolver turismo regional
{{ noCommentsLabel }}