Lisboa regista melhor desempenho em mais de um mês

  • Ana Luísa Alves
  • 14 Outubro 2016

Apenas uma cotada fechou abaixo do nível de água. Praça segue acompanhou tendência europeia.

Lisboa encerrou a sessão com o melhor desempenho das últimas quatro semanas, acompanhando o sentimento das pares europeias. O PSI-20 avançou 1,39% para os 4622,49 pontos, com dezassete positivos e apenas um em queda, o BPI. Já a Pharol ficou alterada nos 25,2 cêntimos por ação.

O único título a terminar com perdas foi o BPI, cujas ações recuaram 0,18% para os 1,13 euros, destoando dos ganhos ligeiros do BCP. O banco liderado por Nuno Amado viu as ações valorizarem 0,16% para os 15,4 cêntimos.

Os ganhos em Lisboa foram ditados sobretudo pelo avanço dos títulos do universo EDP, Jerónimo Martins e CTT. As ações da empresa dos correios encabeçaram os ganhos do índice luso, registando uma valorização de 2,84% para os 6,04 euros. Por sua vez, a EDP Renováveis viu as suas ações valorizarem 1,79% para os 6,99 euros, superando o desempenho da casa-mãe. Ainda assim, as ações da EDP progrediram 1,39% para os 2,92 euros.

Mais fraco foi o desempenho da Galp, apesar dos fortes ganhos que marcaram o arranque de sessão para o título. As ações da Galp fecharam a valorizar 0,12% para os 12,48 euros, depois de terem chegado a valorizar 1,24% na primeira parte da sessão, apoiadas na divulgação dos resultados operacionais preliminares da petrolífera. A Galp anunciou antes da abertura do mercado um aumento de mais de 60% da produção no terceiro trimestre.

“A Galp reagiu positivamente à apresentação dos seus dados operacionais preliminares relativos ao terceiro trimestre de 2016. A produção média (working interest) aumentou 62,10% face ao ano anterior e 35,20% relativamente ao segundo trimestre do ano e a produção média (net entitlement) aumentou 37,10% face ao trimestre anterior e 62,80% relativamente ao mesmo período de 2015. Os resultados serão reportados no dia 28 de outubro, antes da abertura do mercado”, referiram, em comunicado, os analistas do BPI.

Lá fora, as bolsas fecharam no mesmo sentido de Lisboa. Em Milão, a FTSE MIB subiu 1,98% para os 16591,37 pontos, encabeçando os ganhos na Europa. Em semelhante percentagem avançou a bolsa de Munique, com 1,60% para os 10580,38 pontos. As ações europeias foram apoiadas pela divulgação de dados positivos relativos a economia chinesa. Tratou-se da primeira sessão de ganhos depois de três dias a cair.

“A queda de ontem foi demasiado vigorosa, por isso estamos a assistir a uma recuperação” afirmou Francis Hudson, estratega da standard life investments. “No seguimento de dados dos preços de produção estamos a assistir a uma forte performance por parte das mineiras”, acrescentou Hudson.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa regista melhor desempenho em mais de um mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião