Amorim renuncia à presidência da Galp

Paula Amorim, filha de Américo, e até agora vice-presidente assume a presidência da Galp. A renúncia de Américo Amorim fica a dever-se a motivos pessoais como se pode ler no comunicado enviado à CMVM.

Américo Amorim acaba de renunciar ao cargo de presidente do conselho de administração da Galp Energia, segundo um comunicado enviado pela petrolífera à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Paula Amorim, filha de Américo, e até agora vice-presidente da empresa assume a presidência da petrolífera nacional.

O comunicado é parco em explicações, adiantando apenas que a renúncia do maior acionista — e, até agora, chairman da empresa — acontece “por motivos pessoais”. Américo Amorim tem 82 anos e era presidente da Galp desde 2012.

Ainda no comunicado pode ler-se que o conselho de administração designou “o atual membro independente, Professor Miguel Athayde Marques, para o cargo de vice-presidente do CA”.

Marta Amorim, também filha de Américo Amorim, foi também nomeada para a administração da petrolífera. Marta Amorim, licenciada em gestão de empresas, é atualmente vice-presidente do grupo A. Amorim, sendo também membro do conselho de administração da Amorim Energia.

Já a nova presidente da Galp, Paula Amorim integra os órgãos sociais da petrolífera desde 2012. Paula Amorim preside ainda ao conselho de administração do grupo A. Amorim, sendo também membro do conselho de administração da Amorim Energia.

A Galp informa ainda que a “designação da Presidente do Conselho de Administração e a cooptação de um novo membro deste órgão estão sujeitas a ratificação na próxima assembleia geral anual”. “Ao longo dos últimos dez anos, o senhor Américo Amorim ajudou a empresa a alcançar os seus objetivos, com o seu compromisso, talento e espírito empreendedor” pode ler-se no comunicado da empresa.

A família Amorim controla a Galp Energia com 33,34% do capital, desde 2012, através da Amorim Energia — holding controlada por Américo Amorim com 55% do capital pertencendo os restantes 45% à Esperaza Holding de Isabel dos Santos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amorim renuncia à presidência da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião