É oficial: o Japão terá eleições antecipadas

  • Lusa
  • 25 Setembro 2017

As eleições ocorrerão no próximo mês, e trata-se de uma forma de Shinzo Abe reforçar o seu poder junto do parlamento nipónico, aproveitando o contexto de caos na oposição.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou esta segunda-feira a dissolução da Câmara Baixa do Parlamento, o que implica a convocação de eleições antecipadas em outubro, com o objetivo de avançar com reformas económicas.

“Há cinco anos, conseguimos mudar o Governo com o apoio do povo e prometemos levar a cabo uma reforma económica”, afirmou Abe em conferência de imprensa, acrescentando: “Agora é o momento para ir mais longe e aplicar as últimas fases [da reforma] para garantir o crescimento”.

Abe chegou ao poder no final de 2012 e, se seu partido, o Democrata Liberal (PLD), ganhar novamente nas eleições (que provavelmente decorrerão em 22 de outubro), enfrentará o terceiro mandato consecutivo até 2021 e ganhará tempo para culminar a aplicação da sua estratégia económica, conhecida como “Abenómica”.

Entretanto, a governadora de Tóquio decidiu lançar um novo partido político para desafiar o partido no poder do primeiro-ministro nas eleições que se esperam no próximo mês.

Yuriko Koike revelou hoje que está à frente do Hope Party (Partido da Esperança) e planeia enviar candidatos para disputar alguns dos 475 lugares na câmara baixa.

Antes da conferência de imprensa em que anunciou a dissolução do Parlamento, o primeiro-ministro nipónico anunciou um plano de estímulo económico de dois mil milhões de ienes (14.972 milhões de euros), que porá em marcha se for reeleito nas eleições antecipadas de outubro.

A Bolsa de Valores de Tóquio subiu hoje, beneficiando da desvalorização do iene em relação ao dólar e das expectativas nas medidas a anunciadas por Shinzo Abe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial: o Japão terá eleições antecipadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião