Balsemão vai ser conselheiro externo do presidente da Assembleia-Geral da ONU

  • Lusa
  • 27 Setembro 2017

Balsemão será o único português na lista de conselheiros externos do novo presidente da Assembleia-Geral da ONU, Miroslav Lajcák.

O antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão vai ser um dos conselheiros externos do novo presidente da Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Miroslav Lajcák.

Segundo o comunicado enviado às redações, Balsemão “será o único português na lista de conselheiros externos do novo presidente da AG da ONU”.

A lista dos quinze Conselheiros Externos de Lajcák foi anunciada em Nova Iorque.

Além de Francisco Pinto Balsemão, farão também parte personalidades como José Ramos-Horta, antigo presidente de Timor-Leste, Carl Bildt, antigo primeiro-ministro da Suécia, António Patriota, antigo ministro das Relações Externas do Brasil, ou Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura Kishore Mahbubani, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia Marty Natalegawa são outras das personalidades que integram a lista.

A primeira reunião dos conselheiros externos do presidente da AG da ONU está agendada para 6 de outubro, em Nova Iorque.

O mandato de Miroslav Lajcák começou em setembro e tem a duração de um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Balsemão vai ser conselheiro externo do presidente da Assembleia-Geral da ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião