Balsemão vai ser conselheiro externo do presidente da Assembleia-Geral da ONU
Balsemão será o único português na lista de conselheiros externos do novo presidente da Assembleia-Geral da ONU, Miroslav Lajcák.
O antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão vai ser um dos conselheiros externos do novo presidente da Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Miroslav Lajcák.
Segundo o comunicado enviado às redações, Balsemão “será o único português na lista de conselheiros externos do novo presidente da AG da ONU”.
A lista dos quinze Conselheiros Externos de Lajcák foi anunciada em Nova Iorque.
Além de Francisco Pinto Balsemão, farão também parte personalidades como José Ramos-Horta, antigo presidente de Timor-Leste, Carl Bildt, antigo primeiro-ministro da Suécia, António Patriota, antigo ministro das Relações Externas do Brasil, ou Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura Kishore Mahbubani, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia Marty Natalegawa são outras das personalidades que integram a lista.
A primeira reunião dos conselheiros externos do presidente da AG da ONU está agendada para 6 de outubro, em Nova Iorque.
O mandato de Miroslav Lajcák começou em setembro e tem a duração de um ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Balsemão vai ser conselheiro externo do presidente da Assembleia-Geral da ONU
{{ noCommentsLabel }}