Recall custa mais 2,5 mil milhões. Ações da Volkswagen castigadas
Complexidade da operação de recuperação dos carros afetados pelo escândalo da Volkswagen custou à empresa, no último trimestre, 2,5 mil milhões de euros. Mercados não reagem bem: ações caem 2%.
O terceiro trimestre de 2017 não foi fácil para a Volkswagen. A fabricante automóvel reportou, nesse período, prejuízos adicionais de 2,5 mil milhões de euros com o recall dos carros a diesel afetados pelo escândalo da manipulação das emissões poluentes. A complexidade da operação na América do Norte é apontada pela marca como justificação para estes resultados.
Em causa estão provisões adicionais que o fabricante automóvel irá ter de constituir e que irão penalizar os resultados operacionais do terceiro trimestre que serão conhecidos a 27 de outubro, segundo assumiu a Volkswagen em comunicado divulgado nesta sexta-feira. De acordo com três analistas citados pela Bloomberg, a companhia deve esperar, neste trimestre, um lucro operacional de 4,45 mil milhões de euros.
Volkswagen derrapa em bolsa
Fonte: Bloomberg | Valores em euros
Os mercados não perdoaram. Na sessão de hoje, as ações da Volkswagen já estiveram a recuar perto de 4%, perdas que entretanto aliviaram para 2,17%.
“O valor das provisões é surpreendentemente elevado, considerando que o número de carros envolvidos não é muito elevado”, afirmou Juergen Pieper, analista do Bankhaus, citado pela Bloomberg.
Em 2015, uma investigação nos Estados Unidos descobriu que a Volkswagen manipulou o dispositivo das emissões poluentes em veículos a diesel. A empresa alemã admitiu a fraude. O caso envolveu 11 milhões de carros vendidos em todo o mundo. No total, nos últimos dois anos, a gigante alemã já perdeu 25 mil milhões de euros com este escândalo. O valor das perdas adicionais agora conhecidas, fazem aproximar as perda da Volkswagen com o escândalo do “dieselgate” para perto de 28 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Recall custa mais 2,5 mil milhões. Ações da Volkswagen castigadas
{{ noCommentsLabel }}