ISEG já vê Portugal a crescer até 3% este ano

  • Lusa
  • 29 Setembro 2017

O Instituto Superior de Economia e Gestão reviu em alta a previsão para o crescimento este ano. Estima agora uma expansão entre 2,6% e 3%, quando antes projetava entre 2,4% e 2,8%.

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) melhorou a previsão de crescimento da economia portuguesa para o intervalo entre 2,6% e 3% este ano, dois pontos acima da projeção anterior.

Na síntese de conjuntura de setembro divulgada, o ISEG refere que, “atendendo ao desempenho do primeiro semestre, à evolução dos principais agregados da procura no passado recente, ao andamento dos indicadores e às previsões mais positivas para o crescimento da área do euro em 2017, o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] é revisto para um intervalo entre 2,6% e 3%”.

"Atendendo ao desempenho do primeiro semestre, à evolução dos principais agregados da procura no passado recente, ao andamento dos indicadores e às previsões mais positivas para o crescimento da área do euro em 2017, o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] é revisto para um intervalo entre 2,6% e 3%.”

ISEG

Os economistas do ISEG referem que o seu indicador de tendência da atividade global “cresceu fortemente na segunda metade de 2016 e primeiro trimestre de 2017 e, desde então, surge mais estável com ligeiras oscilações”, sendo que em julho, o último mês para o qual há dados completos disponíveis, este indicador “subiu ligeiramente, sobretudo impulsionado pelo bom desempenho da produção industrial”.

No entanto, consideram que “não é possível, com estes poucos dados, ser muito conclusivo em relação à evolução da economia no terceiro”, destacando que, “no conjunto, não há evidência de aceleração do crescimento“, mas que “também não há evidência de desaceleração”.

O ISEG prefere, por isso, esperar pelos dados de agosto para apresentar a estimativa de crescimento económico no terceiro trimestre. Para o conjunto de 2017, a projeção está agora num intervalo entre os 2,6% e os 3%, o que constitui uma revisão em alta face à anterior, que apontava para um crescimento anual do PIB continua entre os 2,4% e os 2,8%.

A estimativa oficial mais recente do Governo aponta para um crescimento da economia de 1,8% este ano, depois de ter crescido 1,4% em 2016. No entanto, o Governo já tem admitido um crescimento anual superior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISEG já vê Portugal a crescer até 3% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião