BE entrega proposta para limitar Alojamento Local a 90 dias

  • ECO
  • 2 Outubro 2017

A proposta, a ser entregue esta semana, significaria que quem alugasse a sua casa a turistas por mais do que 90 dias num ano seria tributado como o são os hotéis.

O Bloco de Esquerda vai entregar esta semana no Parlamento uma proposta para passar a classificar como Alojamento Local apenas as casas que recebam exclusivamente turistas durante, no máximo, 90 dias por ano. Como o candidato do partido à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, já tinha dito antes ao ECO, é uma questão de “distinção que tem de ser feita”. A proposta será entregue esta semana, escreve o Jornal de Negócios (acesso condicionado) e pede ainda que as câmaras tenham maior capacidade de intervenção.

“A distinção fundamental é essa: o alojamento local, no seu conceito original, era a partilha de casa. São casas de pessoas, que vivem nessas casas, mas que a partilham com quem a visita”, explicara Ricardo Robles ao ECO. Na prática, continuou, “o alojamento local passa a ser efetivamente isto: quem vive na casa e a partilha com outros. Depois, temos de criar uma outra categoria, podemos chamar-lhe o turismo habitacional, onde as casas são transformadas e utilizadas a 100% no turismo, e isso é a prestação de um serviço de turismo. Devemos separar estas águas”.

A proposta que o Bloco de Esquerda agora se prepara para entregar faz esta separação. Assim, a partilha da habitação para turismo só pode ocupar 90 dias por ano, caso contrário passa a ser tratado como um caso de exploração turística intensiva.

De acordo com o Bloco de Esquerda, a nova proposta é útil não só para reduzir a “turistificação” das cidades como pode ser útil para reduzir os preços dos imóveis e ainda para garantir uma maior fiscalização, feita pelas Câmaras Municipais, para garantir que haveria uma visita prévia do local que verificasse a existência de “critérios gerais de segurança, de adequação do espaço e de conforto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE entrega proposta para limitar Alojamento Local a 90 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião