Crédito malparado das famílias estabiliza. Cai nas empresas
O rácio de crédito vencido concedido às familias, bem como a percentagem de devedores de crédito vencido, ficou estável em agosto. Desceu ligeiramente nas empresas.
O rácio de crédito vencido concedido às famílias e a percentagem de devedores com crédito vencido mantiveram em agosto os valores de julho, 4,5% e 12,8%, respetivamente, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
Em agosto, o saldo dos empréstimos concedidos a particulares — famílias e instituições sem fins lucrativos de apoio às famílias — totalizaram os 125.896 milhões de euros, menos 0,6% do que no mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês anterior, os empréstimos concedidos aumentaram 36 milhões de euros.
O rácio de crédito vencido das famílias situou-se em 4,5% em agosto, igual ao verificado em julho, assim como a percentagem de devedores com crédito vencido, que se manteve nos 12,8%.
Às empresas, foram emprestados 75.031 milhões de euros, menos 3,1% do que um ano antes e menos 67 milhões de euros do que em julho.
O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras foi de 14,8%, menos 0,1 pontos percentuais do que em julho e a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,4 pontos percentuais, fixando-se em 26,9%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crédito malparado das famílias estabiliza. Cai nas empresas
{{ noCommentsLabel }}