Portugal é estrela “hot” da Europa, elogia Wall Street Journal
Portugal voltou a ser atraente para investidores e as startups tech nascem como cogumelos no país, escreve o jornal norte-americano.
“Há apenas quatro anos, Portugal estava esmagado por credores internacionais”, escreve esta quarta-feira o The Wall Street Journal. Numa reportagem intitulada “Portugal finds its stride after a bad stretch“, o jornal norte-americano elogia o caminho feito pela economia e pelo país, sublinhando o percurso inverso atual face à situação de desemprego e de défice registada há quatro anos.
De acordo com a reportagem, o país é uma das “estrelas quentes” da Europa, com estrangeiros a quererem mudar-se para Portugal e com startups tech a nascerem e crescerem como “cogumelos”. Todo esse cenário, justifica o artigo, contribuiu para a revisão do rating anunciada no final de setembro pela Standard & Poor’s, que retirou o rating da República da categoria “de lixo”.
“Lisboa está a acontecer”, elogia o estónio Martin Henk, empreendedor que abriu um escritório da sua startup na cidade, citado pelo jornal. O WSJ compara ainda a recuperação de Portugal — e da Irlanda — com as situações ainda delicadas da Grécia e de Itália, “onde o crescimento é cerca de metade do de Portugal”. E, ainda que o texto sublinhe que “ainda é cedo para dizer se a recuperação surpreendente veio para ficar”, as “sementes” estão lançadas: Portugal tornou-se “mais atrativo para os investidores” e… para os turistas.
Leia aqui o artigo na íntegra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é estrela “hot” da Europa, elogia Wall Street Journal
{{ noCommentsLabel }}