Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 9 Outubro 2017

Há cada vez mais países a prepararem-se contra possíveis guerras com a Coreia do Norte. Alemanha limita número de refugiados. Em Espanha, houve bancos a cometer ilegalidades com as hipotecas.

Como se já não bastasse o clima de tensões na Catalunha, o país vizinho tem mais motivos para se preocupar, desta vez com os bancos. Na Alemanha, Merkel cedeu às pressões conservadoras e vai limitar o número de refugiados a entrar no país. Na Grã-Bretanha, os britânicos têm até domingo para gastar, ou trocar, as antigas moedas de libra.

Le Monde

Merkel aceita limitar o número de refugiados na Alemanha

A chanceler alemã aceitou limitar o número anual de refugiados a entrar no país, cedendo às várias pressões conservadoras que exigiam um endurecimento da sua política migratória, depois das recentes eleições parlamentares. “Queremos que o número de pessoas admitidas por razões humanitárias não ultrapasse os 200 mil por ano”, lê-se no acordo feito. O acordo foi fechado após dez horas de negociações entre Angela Merkel e o presidente da CSU, Horst Seehofer, e serão apresentados mais detalhes esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em Berlim. Leia a notícia completa no Le Monde (Acesso livre, conteúdo em francês)

Bloomberg

Grã-Bretanha tem até domingo para gastar as antigas libras

A Grã-Bretanha vai despedir-se da tradicional moeda da libra esterlina, que vai ser atualizada para um modelo com características destinadas para evitar falsificações. A nova moeda entrou em circulação a 28 de março e vai passar a ser a única moeda de libra aceite a partir da meia-noite de 15 de outubro. Os cidadãos estão a ser aconselhados a trocar as moedas antigas nos bancos ou a oferecê-las a instituições de caridade. Até agora já foram entregues, nos últimos seis meses, mais de 1,2 mil milhões de moedas de libra. Leia a notícia completa na Bloomberg (Acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Telegraph

Coreia do Sul está a desenvolver tecnologia para controlar rede de eletricidade da Coreia do Norte

A Coreia do Sul está a desenvolver bombas de grafite, conhecidas também como “bombas apagão”, para controlar os sistemas de energia norte-coreanos em caso de um conflito militar entre os dois países. O país está a tentar aumentar as suas capacidades de defesa contra o país de Kim Jong-un e pensou nas bombas de grafite por não serem letais para os civis nas áreas circundantes. Os analistas acreditam que a tecnologia funcionará bem nas redes elétricas da Coreia do Norte, que deverão ser obsoletas e não isoladas. Leia a notícia completa no The Telegraph (Acesso livre, conteúdo em inglês)

El País

Supremo Tribunal de Justiça espanhol denuncia casos de abusos bancários nas hipotecas

Têm chegado ao Supremo Tribunal espanhol vários casos de entidades financeiras que exigem seguros de vida aos clientes para conceder hipotecas, mas que, após a morte dos mesmos, reivindicam a propriedade hipotecada sem esperar que os familiares possam continuar com os pagamentos. A situação foi denunciada pelo Supremo Tribunal depois de terem sido descobertas várias práticas dessas ilegalidades por todo o território espanhol. Francisco Marín Castan, presidente da Sala Civil do Supremo Tribunal, defende que “uma reforma legislativa é essencial” para evitar casos como estes. Leia a notícia completa no El País (Acesso livre, conteúdo em espanhol)

CNN Money

Moeda turca cai quase 7% face ao dólar por recusas de vistos

A lira turca caiu 6,6% esta segunda-feira face ao dólar, depois de a embaixada dos Estados Unidos na Turquia ter anunciado no domingo a suspensão temporária de emissão de vistos aos cidadãos turcos, para viajar para os Estados Unidos. Esta decisão foi justificada por “motivos de segurança”. “Para minimizar o número de visitantes na nossa embaixada e consulados, enquanto permanecer esta avaliação, suspendemos com efeito imediato todos os serviços de vistos, exceto os da imigração, em todas as instalações diplomáticas norte-americanas na Turquia,” lê-se no comunicado divulgado pela embaixada. Leia a notícia completa no CNN Money (Acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Presidente da Electrolux vai ganhar mais um cargo na Ericsson

A sueca de telecomunicações Ericsson nomeou Ronnie Leten como novo presidente da empresa, depois de Leif Johansson ter renunciado ao cargo após várias críticas dos investidores. Leten é atualmente presidente na marca sueca de eletrodomésticos Electrolux e esta decisão surge após várias pressões da acionista Cevian Capital, que tem criticado a estrutura acionista da Ericsson. Johan Forssell, diretor executivo da Investor AB, que detém 5,9% do capital da empresa, disse que o grupo “trabalhou de forma intensiva e construtiva nos últimos meses”. “Encontramos a pessoa certa para assumir o cargo de presidente da Ericsson”, acrescentou, referindo-se a Rennie Leten. Leia a notícia completa no Financial Times (Acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião