BCE: Bancos estão preparados para subida dos juros

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Outubro 2017

Os testes de stress aos bancos europeus mostraram que estes estão preparados para mudanças na política monetária, nomeadamente no que diz respeito à taxa de juro diretora.

Após ter testado vários cenários económicos, o Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos que estão sob a sua supervisão estão preparados para mudanças na política monetária, nomeadamente uma subida da taxa diretora. Os testes de stress aos principais bancos europeus mostraram que uma subida da taxa diretora resultará no aumento dos resultados líquidos de juros (margem financeira), um dos principais motores do desempenho bancário.

“Ainda que a exigência de capital de cada banco possa ser adaptada aos riscos, no geral a exigência de capital não mudará com a análise de sensibilidade da taxa de juro”, pode ler-se no comunicado de imprensa redigido pelo BCE. A instituição liderada por Mario Draghi considera assim que, a acontecer, o aumento da taxa de juro só trará benefícios para o setor bancário europeu.

De acordo com as seis hipóteses propostas pelo BCE, se a taxa for aumentada em dois pontos percentuais, a margem financeira dos bancos aumenta 4,1% este ano e 10,5% em 2018. Os testes deixam também claro que a taxa de juro estabelecida até então se tem constituído como um obstáculo à expansão dos lucros por parte dos bancos. Ao serem obrigados a reger-se pela taxa de 0,25% estabelecida pelo regulador, estes não têm conseguido alargar as margens financeiras.

Os bancos portugueses foram incluídos nesta análise, mas, ao que apurou o ECO, não haverá divulgação individual dos resultados, nem dos bancos nacionais nem dos internacionais.

Tanto os bancos como os governantes europeus têm-se queixado das taxas de juro baixas, que comprometem a rendibilidade dos bancos e por isso pedem ao banco central para aliviar a política de estímulos. Contudo, no final do mês passado, Mario Draghi avisou que o BCE não se vai precipitar na retirada dos estímulos para não colocar em risco a retoma da economia da zona euro.

(Notícia atualizada às 10h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE: Bancos estão preparados para subida dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião