Prodsmart quer dia da Manufatura em Portugal. E já tem apoio do Governo
Decretado a 2 de outubro de 2014 por Barack Obama, nos EUA, o dia Nacional da Manufactura tem como objetivo homenagear os "soldados desconhecidos" que picam o ponto para que "nada falte".
Se Gonçalo Fortes pudesse decretar um dia a nível nacional, seria o da Manufatura. O fundador e CEO da Prodsmart quer seguir o exemplo de Barack Obama e criar um dia que sirva de homenagem “aos soldados desconhecidos” que todos os dias picam o ponto “para que nunca nos falte nada”, explica, em comunicado. E já esteve mais longe de conseguir concretizar o desejo.
A iniciativa, anunciada na semana passada, já conta com apoio de membros do Governo — como a secretária de Estado da Indústria Ana Lehmann. “Portugal sempre foi um país de tradição e vocação industrial. Há que celebrar e prestigiar a indústria todos os dias, daí que manifesto o meu apoio e patrocínio à iniciativa do Dia da Manufatura. Uma iniciativa perfeitamente coerente com as políticas que estamos a lançar na Secretaria de Estado da Indústria […]. Porque a indústria é sexy. E sem indústria não há economia”, declara Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria.
"A indústria é sexy. E sem indústria não há economia”
A edição norte-americana do Dia Nacional da Indústria decorreu este ano a 6 de outubro e contou com mais de 2.500 eventos em todo o território norte-americano. Nos planos de Gonçalo Fortes está a implementação desta iniciativa já a partir de 2018. Para ajudar a acelerar o processo, a equipa criou o site Dia Nacional da Manufatura, que já apresenta uma contagem decrescente dos dias que faltam para o evento.
“Porquê cá? Porque Portugal tem excelentes produtos e fabricantes, produzimos para marcas de renome, mas quem trabalha nessas marcas é desconhecido. O que pretendemos é dar a conhecer essas caras, essas empresas e esses produtos. Queremos reforçar também a ligação das universidades e escolas à indústria, promovendo as visitas nesse dia, para que a indústria seja percebida como uma carreira viável e atrativa”, explica Gonçalo Fortes, ao ECO.
Além da secretaria de Estado da Indústria, já se associaram à iniciativa Pedro Matias, CEO do Grupo ISQ, José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, e Francisco Almada-Lobo, CEO da Critical Manufacturing.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prodsmart quer dia da Manufatura em Portugal. E já tem apoio do Governo
{{ noCommentsLabel }}