IRS Automático eleito a “melhor iniciativa de 2017”

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) venceu um prémio da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). O IRS Automático foi o galardoado.

O fisco português ganhou o prémio de “Melhor Iniciativa” deste ano com a implementação do IRS Automático. O galardão foi atribuído na semana passada pela APDSI, refere o comunicado do Ministério das Finanças enviado esta terça-feira. Entre as inovações do IRS Automático esteve a criação de uma nova aplicação para smartphones.

A 1 de abril de 2017, cerca de um terço dos agregados passaram a ter acesso ao IRS Automático, uma medida que estava prevista no programa Simplex. “Para os contribuintes que aderiram a esta medida, o prazo médio de reembolso do IRS foi reduzido para um máximo de doze dias após a confirmação da declaração e da liquidação provisórias, menos de metade do tempo face ao ano anterior“, garante o Ministério das Finanças em comunicado.

Segundo as Finanças, o IRS Automático será alargado a mais agregados no próximo ano.

Já em maio deste ano que as Finanças lançaram a nova app onde se pode consultar o estado da declaração de IRS, mas também onde se pode submeter o IRS Automático. A aplicação está disponível nos sistemas operativos Android e iOS. “A disponibilização desta nova App é mais um passo no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais”, afirmavam as Finanças em maio.

O prémio foi entregue na conferência E-Government 2017 – A Transformação Digital do Estado e o Desenvolvimento da Sociedade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS Automático eleito a “melhor iniciativa de 2017”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião