Independência suspensa e BCP a corrigir. Lisboa ganha ânimo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 11 Outubro 2017

A recuperação do BCP e a suspensão da independência catalã levam o principal índice bolsista português a iniciar esta sessão em alta.

O PSI-20 segue para a terceira sessão a abrir em alta, com dez cotadas em terreno positivo, quatro em negativo e duas inalteradas. A recuperação do BCP e o sentimento de confiança europeu fizeram com que o principal índice bolsista português iniciasse a sessão desta quarta-feira a valorizar 0,41%.

Pressionado pelo stress na banca espanhola, o BCP derrapou mais de 2% na sessão anterior. Passado um dia, o único banco cotado no principal índice português segue a corrigir das perdas, avançando 2,28% para 24,62 cêntimos. O destaque positivo da sessão vai também para o setor energético com a EDP, a EDP Renováveis e a REN a valorizarem entre 0,60% e 0,80%.

BCP corrige das perdas de terça-feira

Com apenas quatro cotadas a negociarem em terreno negativo, é a Jerónimo Martins que regista o pior desempenho, perdendo 0,36% para 16,45 euros. A retalhista viu os analistas AlphaValue aumentarem a recomendação dos seus títulos de “vender” para “reduzir”.

No mercado obrigacionista, e em dia de emissão de dívida a cinco e dez anos, as taxas de juro seguem a cair. O IGCP vai tentar captar até 1,250 milhões de euros, com as obrigações a cinco anos a cotarem nos 0,098% e as a dez anos nos 2,372%.

Na Europa, o destaque vai para o principal índice bolsista espanhol, o IBEX-35, que depois de o Carles Puigdemont ter suspendido a declaração de independência em detrimento do diálogo, avança mais de 1%.

(Artigo atualizado às 8h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Independência suspensa e BCP a corrigir. Lisboa ganha ânimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião