Catalunha: Estados Unidos querem “uma Espanha forte e unida”

  • Lusa
  • 12 Outubro 2017

O secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson disse que os Estados Unidos apoiam "uma Espanha forte e unida", numa altura em que Espanha celebra o Dia da Festa Nacional em plena crise catalã.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, insistiu na quarta-feira que os Estados Unidos “apoiam uma Espanha forte e unida”, aproveitando a mensagem de felicitação ao povo espanhol que celebra hoje o Dia da Festa Nacional.

“Ao celebrarem hoje [o dia da Festa Nacional], saibam que os Estados Unidos valorizam a nossa parceria duradoura e apoiam uma Espanha forte e unida”, afirmou Rex Tillerson em comunicado, numa referência à questão independentista na Catalunha.

O chefe da diplomacia norte-americana insistiu que “os Estados Unidos e Espanha são grandes amigos e aliados próximos”, e recordou a visita do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, à Casa Branca, onde se reuniu com o Presidente norte-americano, Donald Trump, há duas semanas. “Como afirmou o Presidente [Trump] durante o seu encontro de 26 de setembro com o Rajoy, a profunda relação entre os nossos povos é uma base sólida para uma cooperação duradoura”, sublinhou Tillerson.

“Os nossos laços, a cultura e o comércio remontam há muitos séculos e continuam a aprofundar-se. Somos aliados e parceiros nos esforços para travar o terrorismo, melhorar a segurança global, apoiar a prosperidade económica e para garantir que as pessoas de todo o mundo possam viver em liberdade e em paz”, frisou.

Espanha celebra esta quinta-feita, 12 de outubro, o Dia da Festa Nacional, mas este ano em plena crise pelo desafio da Catalunha, cujo desenlace ainda se encontra em suspenso. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, deu na quarta-feira cinco dias ao presidente regional catalão, Carles Puigdemont, para clarificar se declarou ou não a independência na região. Segundo fonte governamental citada pela AFP, Puigdemont tem até segunda-feira para dizer se, no seu discurso de terça-feira no parlamento regional catalão, fez uma declaração de independência ou não.

Caso Puigdemont confirme que declarou a independência da Catalunha, Madrid dar-lhe-á um prazo suplementar — até ao próximo dia 19 — para fazer marcha atrás, antes de recorrer ao artigo 155.º da Constituição, que permite ao governo espanhol suspender a autonomia da região.

Rajoy advertiu, na quarta-feira, no Congresso dos Deputados (parlamento nacional espanhol), Puigdemont de que não há mediação possível entre a lei democrática e a desobediência, sublinhando que está nas mãos do líder independentista o restabelecimento “da normalidade institucional”. O artigo 155.º da Constituição espanhola, nunca usado desde que o texto fundamental foi escrito e aprovado em 1978, permite a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar “as medidas necessárias” para repor a legalidade.

No seu discurso de terça-feira, Puigdemont disse que assumia o mandato dado pelo povo catalão [na sequência do referendo de 01 de outubro, considerado ilegal pela justiça espanhola] para que a Catalunha seja um “Estado independente”, mas propôs ao Parlamento suspender os efeitos de uma declaração de independência – que nunca referiu explicitamente – por “algumas semanas” para facilitar um diálogo com Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catalunha: Estados Unidos querem “uma Espanha forte e unida”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião