Benfica, Porto e Sporting. Veja as contas dos “três grandes” em cinco gráficos

Lucros e volumes de negócios históricos para o Benfica, depois de ano de sonho dentro de campo. Portistas com contas no vermelho depois de época aquém do esperado. O Sporting também apresentou resultados financeiros positivos, mas o título de campeão voltou a escapar aos leões. Assim foi a última época financeira dos três grandes portugueses.

Lucros históricos para o Benfica, FC Porto no… vermelho

A par do bom desempenho alcançado dentro de quatro linhas, os tetracampeões Benfica registaram lucros recorde de 44,5 milhões de euros, em resultado, sobretudo, das vendas de jogadores. O Sporting também obteve resultados líquidos positivos de 30 milhões. Só o FC Porto se manteve no vermelho pelo segundo ano seguido: depois de prejuízos de 55 milhões na época 2015-2016, registou uma perda de 34,5 milhões na última temporada.

Resultados líquidos dos três grandes

Fonte: CMVM

 

Benfica é quem mais fatura…

Excluindo os rendimentos com vendas de jogadores, sempre mais voláteis em função do desempenho dentro de campo, o Benfica é quem consegue apresentar a maior faturação por ano. O volume de negócios dos encarnados atingiu os 128 milhões de euros na época passada em que voltaram a ser campeões. Já o FC Porto alcançou proveitos de 99 milhões de euros e o Sporting faturou 80 milhões. Estas receitas incluem direitos de televisão, publicidade, bilheteira e prémios da UEFA, entre outras receitas comerciais.

Proveitos sem transferências dos três grandes

Fonte: CMVM

… e quem mais gasta

Por outro lado, o Benfica também é o clube mais gastador. As despesas da SAD encarnada fixaram-se nos 124,2 milhões de euros, custos que as receitas obtidas conseguiram cobrir e daí ter apresentado um resultado operacional positivo. Algo que não aconteceu com os portistas: tiveram despesas de 121 milhões para receitas de 90 milhões, resultando num défice de exploração. Já as despesas dos leões ascenderam a 97 milhões.

Despesas sem transferências dos três grandes

Fonte: CMVM

Negócio portista continua com défice

Colocando todas as receitas e despesas nos dois pratos da balança, incluindo transações de passes de atletas, fica visível que a SAD do Porto é a única entre as sociedades dos três grandes que continua a apresentar um défice nas suas operações. O resultado operacional incluindo transferências situou-se nos -18,4 milhões de euros. Já Benfica e Sporting conseguiram apurar excedentes operacionais de 63 milhões e 59,5 milhões, respetivamente. Muito à custa das vendas de passes.

Resultado operacional incluindo transferências

Fonte: CMVM

O teu passivo é maior do que o meu

É sempre um ponto de discussão aceso entre adeptos rivais: a questão do passivo. Em termos gerais, isto representa a dívida da SAD de um clube. Ainda que o Benfica tenha reduzido o seu passivo, ele continua a ser o mais elevado entre os três grandes nos 438,3 milhões de euros. Segue-se o passivo do FC Porto, que aumentou quase 40 milhões na última época para 387 milhões. O Sporting é dos três grandes que tem o menor passivo: 311 milhões.

Fonte: CMVM

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica, Porto e Sporting. Veja as contas dos “três grandes” em cinco gráficos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião