BatteryHub: a app portuguesa que ajuda a poupar bateria

Um grupo de investigadores portugueses desenvolveu uma aplicação que ajuda a economizar a bateria dos smartphones Android. Recolhe dados que permitem criar padrões de consumo energético.

A BatteryHub é uma aplicação que lhe vai permitir poupar bateria no telemóvel, oferecendo pequenos truques e dicas. Foi criada por uma equipa de investigadores portugueses e permite estabelecer padrões de consumo energético dos utilizadores de smartphones.

Os portugueses continuam a dar cartas na área das aplicações e, desta vez, criaram uma que vai dar muito jeito aos utilizadores mais viciados nos telemóveis. A BatteryHub vai oferecer um conjunto de informações para melhor gerir o consumo energético da bateria. Criada por um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra, da Universidade da Beira Interior e da Universidade Federal de Pernambuco, a aplicação surge inserida no projeto GreenHub, que consiste numa plataforma para análise do consumo energético de dispositivos Android.

A BatteryHub fornece ao utilizador um “conjunto de informações úteis em tempo-real sobre diversos campos, nomeadamente o estado da bateria, temperatura, voltagem, mas também detalhes sobre a rede e memória, etc. Por seu turno, a informação recolhida é posteriormente enviada (de forma anónima) para a plataforma do GreenHub na cloud, com a finalidade de fornecer elementos para análise”, explica ao ECO Hugo Matalonga, fundador da aplicação. Mas, a app em si não poupa bateria, dá apenas informações ao utilizador sobre a melhor forma de o fazer, avisa.

"Na prática, a app está sempre à ‘escuta’ de certos eventos a acontecer no dispositivo, quando um desses eventos ocorre (por exemplo o nível da bateria do dispositivo diminui) é recolhido um conjunto de informações sobre o dispositivo e a sua bateria. Este processo decorre em segundo plano, sem interferir com o uso normal do dispositivo, tentando ser o menos intrusivo possível. ”

Hugo Matalonga

Fundador da BatteryHub

A ideia de criar a BatteryHub surgiu na altura em que Hugo teve de encontrar um tema para o seu projeto final de curso, “que resultou no protótipo da plataforma GreenHub, desenvolvido sob a orientação do professor doutor João Paulo Fernandes“, conta. A eles juntaram-se mais investigadores: Bruno Cabral, da Universidade de Coimbra, Fernando Castor, da Universidade Federal de Pernambuco, e Simão Melo de Sousa, da Universidade da Beira Interior. “Os restantes elementos que integram a equipa possuem conhecimentos e uma vasta experiência em Data Mining e interesse em Green Computing“, diz Hugo.

Por enquanto, a BatteryHub está apenas disponível para dispositivos Android. Para o futuro, a equipa de investigadores espera conseguir um “volume significativo de dados, de forma a possibilitar o recurso a técnicas de análise de machine learning e data mining“, confessa o fundador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BatteryHub: a app portuguesa que ajuda a poupar bateria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião