CUP pressiona Puigdemont a declarar independência da Catalunha

  • ECO
  • 13 Outubro 2017

O partido enviou o pedido através de uma carta dirigida ao presidente da Generalitat, Carles Puigdemont. Anna Gabriel quer um reconhecimento da Catalunha enquanto ator político na cena internacional.

A CUP quer avançar para uma “proclamação da República” na Catalunha. Numa carta enviada esta sexta-feira a Carles Puigdemont, o partido de esquerda e independentista exige que seja declarada a independência da Catalunha, para que a região seja reconhecida no contexto político internacional, avança o El País.

Quanto à possível aplicação dos artigo 155º. da Constituição por parte do executivo de Rajoy, o partido apela para “que o façam, mas com a república já proclamada”. O governo de Madrid já prometeu uma “mão pesada” sobre a comunidade. Para o partido, permanecer “imóvel às ameaças, negociações e autoridade” de Madrid não permitirá aos catalães “existir como um povo”. “Não nos permitirá governar nem avançar na concretização de mais direitos e liberdades”, pode ainda ler-se na carta.

No mesmo documento, a CUP reconhece não ter “esperança na mediação internacional”. Mesmo que a Catalunha não possa contar com o apoio dos restantes países, o partido de Anna Gabriel afirma que a região contará com o apoio do seu povo. Na semana passada Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos, avisou que, caso a Catalunha se separe de Espanha, “nunca será membro da União Europeia”. Do lado dos Estados Unidos, o secretário de Estado Rex Tillerson apelou a “uma Espanha forte e unida“.

As pressões da CUP juntam-se às de Mariano Rajoy que, esta semana, pediu esclarecimentos sobre o discurso depois do referendo que atribuiu a vitória à independência da Catalunha. Também a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) se junta a pressionar Puigdemont. Sergi Sabrià, porta-voz do partido, afirma que “deve-se deixar claro que a independência está declarada e assinada, e insistir que a vontade é a de dar uma oportunidade ao diálogo”, cita o El Mundo. Para Sabrià, a independência está “claramente declarada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CUP pressiona Puigdemont a declarar independência da Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião