Janet Yellen agrava juros soberanos na Europa

A presidente da Reserva Federal do EUA sinalizou que está disponível para manter a política de estímulos mesmo que a inflação suba.

Os juros da dívida soberana agravam-se esta segunda-feira um pouco por toda a Europa, incluindo Portugal. A subida das taxas no Velho Continente surge depois de a presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, ter sinalizado que a política monetária poderá continuar a ser flexível mesmo que a inflação comece a subir.

Segundo dados da Bloomberg, os juros da dívida alemã negoceiam em máximos desde o referendo de junho no Reino Unido, com a taxa de juro das bunds alemãs a 10 anos a somarem 3,4 pontos base, até aos 0,092%. No Reino Unido, as gilts a 10 anos estão também a agravar-se, com a taxa nos 1,2%.

Os juros soberanos nacionais acompanham a bitola dos pares europeus. As taxas lusas seguem em alta na generalidade dos prazos, com a taxa a 10 anos a subir 5,8 pontos base, para os 3,333%. No final da semana passada chegou a baixar dos 3,3%.

Este agravamento de custos ocorre após a apresentação da proposta de Orçamento do estado para 2017 e na semana em que está previsto que a DBRS se pronuncie sobre a classificação que atribui a Portugal. A notação da agência canadiana é importante porque é a única que atribui um rating que assegura a participação do país no programa de compras do Banco Central Europeu.

As palavras de Yellen não estão a ter impacto apenas na dívida soberana europeia. Os dados da Bloomberg indicam que os juros da dívida soberana dos EUA e da Austrália também estão em máximos desde junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Janet Yellen agrava juros soberanos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião