Linha de crédito do Novo Banco concede até 400 milhões para investigação e desenvolvimento nas PME

  • Lusa
  • 17 Outubro 2017

A nova linha de crédito do Novo Banco concede um máximo de 400 milhões de euros para pequenas e médias empresas apostarem em áreas como a investigação e o desenvolvimento.

O Novo Banco disponibilizou uma nova linha de crédito no valor de até 400 milhões de euros para as micro, pequenas e médias e empresas (PME), indicou hoje a instituição financeira em comunicado.

Esta linha está aberta também a empresas de maior dimensão que empreguem no máximo até 499 trabalhadores e “destina-se especificamente a empresas que pretendam financiamento para apoiar as suas atividades ou projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, até um máximo de 7,5 milhões de euros”.

A linha de crédito resulta do acordo celebrado com o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e beneficia do apoio financeiro da União Europeia no âmbito dos Instrumentos Financeiros do Programa “Horizonte 2020” e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), criados no quadro do Plano de Investimento para a Europa.

Conta também com uma cobertura do FEI para 50% do risco de crédito subjacente, “sendo por isso muito relevante no apoio aos projetos aprovados nos sistemas de incentivos à inovação produtiva e qualificação de PME no âmbito do Portugal 2020”.

Com esta nova linha, o Novo Banco afirma que “reforça a sua posição de liderança” entre os bancos portugueses no acesso a apoios do FEI destinados ao financiamento da economia portuguesa, alcançando um valor acumulado de até 1.060 milhões de euros.

No comunicado o Novo Banco refere que este instrumento “permite o acesso das PME portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis”, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia.

Além disso, adianta a instituição, permite dar continuidade à estratégia prosseguida pelo Novo Banco de “permanente apoio ao tecido empresarial português”.

Trata-se da quarta transação do mesmo tipo assinada entre o Novo Banco e o FEI, depois do lançamento da linha Risk Sharing Finance Facility, em outubro de 2013, e das duas linhas InnovFin SME Guarantee Facility, em julho de 2015 e dezembro de 2016.

Através destas linhas o Novo Banco facultou 660 milhões de euros de financiamento a mais de 500 empresas inovadoras suas clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha de crédito do Novo Banco concede até 400 milhões para investigação e desenvolvimento nas PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião