Adéu BPI, hola CaixaBankpremium

O CaixaBank tem de pedir esta semana o registo da OPA sobre o BPI. Com a 'aprovação' de Isabel dos Santos, agora será sobretudo uma questão de calendário. Hola CaixaBank.

O CaixaBank tem de apresentar esta semana o pedido de registo de Oferta Pública de Aquisição (OPA) obrigatória sobre a totalidade do capital do BPI, o que será o primeiro passo formal para assegurar de uma vez por todas o controlo de um banco que passará a ser catalão. O futuro do BPI estava, verdadeiramente, nas mãos, e no processo de decisão, de Isabel dos Santos que controla mais de 18% do capital e, nas últimas semanas, a empresária angolana mudou de posição. Porquê? Porque garantiu as condições que queria e será, provavelmente, a única acionista de um banco em Portugal que ganhou dinheiro na compra e venda de ações. Quem pode dizer o mesmo? Não estou a lembrar-me de ninguém e, do que se sabe, a OPA dos catalães permitem uma mais-valia de mais de 50 milhões de euros, aos quais ainda

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.