China lança a sua missão espacial tripulada mais longa

  • Marta Santos Silva
  • 17 Outubro 2016

Os dois astronautas chineses vão passar um mês em órbita - tudo parte do plano da China de ter uma estação espacial própria até 2022.

A China lançou esta segunda-feira a sua missão espacial tripulada mais longa. O foguetão Shenzhou 11 descolou às 7.30 desta segunda-feira em Jiuquan, no deserto de Gobi (23.30 de domingo em Lisboa), com dois astronautas a bordo, cujo destino é o laboratório espacial lançado há um mês, Tiangong 2.

Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong vão passar um mês a bordo do laboratório espacial, cujo nome significa Palácio Celestial 2, tornando esta a missão mais longa realizada por astronautas chineses.

Fan Chanlong, um vice presidente da Comissão Militar Central da China, encontrou-se na madrugada de segunda-feira com os dois astronautas para lhes desejar boa sorte, segundo a agência noticiosa chinesa Xinhua. “Com todo o treino científico, preparação discreta e rica experiência que acumularam das vossas missões anteriores, vão ser bem-sucedidos na vossa gloriosa e dura tarefa”, disse Fan, citado pela Reuters. “Desejamos-vos sucesso e aguardamos o vosso triunfante regresso”.

O laboratório faz parte do plano da China de ter uma estação espacial em funcionamento na órbita terrestre até 2022. O país espera lançar o seu módulo principal para a estação espacial em 2018. O presidente Xi Jinping considera o programa espacial chinês uma prioridade para o país.

Editado por Mónica Silvares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China lança a sua missão espacial tripulada mais longa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião