Sardinha: Ministra admite limites de pesca acima das 14 mil toneladas

  • Lusa
  • 27 Outubro 2017

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu esta sexta-feira que o Governo poderá propor um limite de pesca da sardinha em Portugal e Espanha acima das 14 mil toneladas indicadas inicialmente.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu esta sexta-feira que os limites de captura de sardinha para Portugal e Espanha possam ultrapassar as 14 mil toneladas, valor que há uma semana tinha definido como máximo.

“Não podemos decidir sozinhos aquilo que vamos estabelecer para a pescaria da sardinha, mas [a reunião com os representantes dos produtores] permitiu-nos ter mais informação e agora o IPMA vai trabalhar para saber qual é o limite máximo que podemos propor, que pode ir acima das 14 mil toneladas”, referiu. Há uma semana, Ana Paula Vitorino disse que o Governo ia propor que o limite de captura de sardinha para a Península Ibérica fosse fixado entre as 13,5 e as 14 mil toneladas.

Em declarações aos jornalistas, após reunir-se com a Associação das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOP-Cerco), Ana Paula Vitorino sublinhou que o Ministério tem como objetivo continuar a recuperar o stock, para que se possa continuar a pescar hoje e também daqui a 20 anos”. Mas, realçou, “houve troca de informação que, por um lado, fez com que se percebesse melhor as medidas que estavam em cima da mesa […] e também se estabeleceu regras de preparação para o futuro, que têm a ver com uma maior proximidade entre o trabalho cientifico e o trabalho profissional”.

De acordo com o parecer científico do ICES, divulgado no dia 20, o stock de sardinha tem vindo a decrescer de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016, por isso, recomenda que, em 2018, seja suspensa a captura deste peixe. Contudo, aponta para vários cenários de capturas, estabelecendo como limite 24.650 toneladas.

Já em 2016, o organismo científico recomendava que Portugal devia parar por completo a pesca da sardinha durante um período mínimo de 15 anos para que o stock de sardinha regresse a níveis aceitáveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sardinha: Ministra admite limites de pesca acima das 14 mil toneladas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião