PIB cresce mais do que o esperado mas inflação desilude
Os países da moeda única cresceram 0,6% entre julho e setembro deste ano, uma décima acima do esperado pelos economistas da Bloomberg. Contudo, a taxa de inflação desiludiu.
O PIB da Zona Euro deverá ter crescido 0,6% no terceiro trimestre deste ano, revelou esta terça-feira o Eurostat, na primeira estimativa rápida. O valor ficou ligeiramente acima (apenas uma décima) do estimado pelos economistas da Bloomberg. Contudo, a taxa de inflação desiludiu, com a inflação core a cair para 0,9%, abaixo da expectativa de 1,1% dos economistas.
Os dados do PIB, ajustados de sazonalidade, mostram que o crescimento nos países da moeda única avança ao mesmo ritmo que o verificado no conjunto de toda a União Europeia, cujo PIB também avançou 0,6% em termos trimestrais.
Zona euro avança 0,6% no trimestre
Fonte: Eurostat
Comparando com o valor registado no mesmo trimestre de 2016, verifica-se uma aceleração do crescimento, para 2,5%, tanto na Zona Euro, como no conjunto da União, acrescenta ainda o Eurostat. No segundo trimestre de 2017 o crescimento homólogo tinha sido de 2,3% na Zona Euro e de 2,4% na União Europeia.
Contudo, e apesar do crescimento ligeiramente mais robusto no terceiro trimestre, a inflação da Zona Euro desiludiu os economistas, a avaliar pelas expectativas publicadas pela Bloomberg. A taxa de inflação anual recuou uma décima, para 1,4%, em outubro. Já a inflação core, isto é, excluindo os preços da energia, alimentação, álcool e tabaco recuou para 0,9% dos anteriores 1,1%. A projeção dos economistas apontava para a manutenção deste indicador nos 1,1%.
Inflação desilude e recua para 1,4%
Fonte: Eurostat
Na quinta-feira passada, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou o corte para metade do programa de compras mensais a partir de janeiro, até terminar em setembro. Contudo, o presidente do BCE, Mario Draghi, assegurou que o “programa não vai acabar de um momento para o outro” e deixou a porta aberta à renovação por mais tempo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB cresce mais do que o esperado mas inflação desilude
{{ noCommentsLabel }}