Inflação do Reino Unido em máximo de quase 2 anos

  • Rita Atalaia
  • 18 Outubro 2016

Os preços do Reino Unido aceleraram para um máximo de quase dois anos em setembro. A descida da libra continua a impulsionar os custos das importações.

A inflação do Reino Unido acelerou em setembro para o nível mais elevados em quase dois anos. Os dados mostram que a descida da libra continua a impulsionar os preços das importações.

O crescimento dos preços acelerou para 1% face aos 0,6% registados em agosto, de acordo com o instituto nacional de estatísticas. A leitura fica acima da previsão de economistas de 0,9% e é a mais elevada desde novembro de 2014.

“Embora os 1% ainda estejam longe do alvo do Banco de Inglaterra de 2%, o impacto das alterações cambiais funciona com um atraso. Por isso, devem registar-se mais subidas do IPC [índice de preços no consumidor]”, diz Tom Stevenson, diretor de investimento da Fidelity, citado pela Bloomberg.

Embora o instituto ainda não possa afirmar que há provas de um efeito cambial na variação dos preços, a queda da libra está aos poucos a infiltrar-se na economia. As fábricas estão a registar um aumento dos custos.

A moeda britânica tem perdido valor com receios quanto ao impacto que o Brexit possa ter na economia. A divisa afundou para mínimos de mais de três décadas, mas com este dados da inflação recuperou 0,5% contra o dólar e 0,3% face ao euro. No entanto, pode voltar a cair já que os economistas acreditam que mesmo com a subida da inflação o Banco de Inglaterra anuncie novos cortes de juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação do Reino Unido em máximo de quase 2 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião