Filhos aos 40? Não é problema

  • Leonor Rodrigues
  • 18 Outubro 2016

Startup norte-americana criou um processo programado e controlado ao pormenor para se ter filhos quando se quiser.

Pensa em ter filhos mas não sabe quando? E se for tarde de mais? Já não é um problema. “Faça uma pausa” ou “a vida pode perfeitamente começar aos 40”, são alguns dos motes da Prelude, uma startup de fertilidade nos Estados Unidos que controla o processo de ter um filho, incluindo o momento em que o quer ter.

O fundador, Martín Varsavsk, defende que o processo que utiliza é mais seguro e menos traumático do que a fertilização in vitro, com a qual tem já experiência: os seus seis filhos foram gerados desta forma mas o processo é “demasiado lento”. Martín está agora à espera do seu sétimo filho, criado pelo seu próprio método.

A empresa oferece um plano completo para assegurar a descendência no futuro. Por 200 dólares mensais (cerca de 182 euros), a empresa garante todo o processo desde a extração dos óvulos à congelação, mantendo in vitro todo o material embrionário saudável e previamente selecionado para garantir que o futuro bebé não vai ter problemas. Varsavsk investiu 200 milhões de dólares (cerca de 182 milhões de euros) e afirma não ter inventado propriamente nada, defendendo que a inovação está na compilação de várias tecnologias já existentes para criar um novo método, oferecendo-o como um serviço.

As pessoas querem ter filhos a partir dos 35 ou 40 anos mas é quando se tem 25 que se tem o melhor material.

Martín Varsavsk

CEO Prelude

“Procurei a melhor forma de ter bebés. O problema é não ir à clínica enquanto ainda se é fértil e sim quando já existem complicações. As pessoas querem ter filhos a partir dos 35 ou 40 anos mas é quando se tem 25 que se tem o melhor material. Nessa altura, congelam-se os gâmetas, selecionam-se os saudáveis e procede-se à implantação para evitar a formação de gémeos”, explica ao El País.

Esta não é a primeira aposta na área da saúde do CEO da Prelude que foi também fundador da Medicorp e investidor na 23andMe. Varsavsk não nega o seu desejo de se expandir para o mercado europeu mas admite que as questões legais não são favoráveis. “O que se pode fazer num país não se pode fazer noutro. Por exemplo, com os embriões, com a conservação do material genético. Nos Estados Unidos é tudo mais fácil e é um mercado de mais de 300 milhões de habitantes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filhos aos 40? Não é problema

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião