Emprego aumenta em França no segundo trimestre

França criou emprego no segundo trimestre deste ano com a ajuda do setor dos serviços. A construção e a indústria continuam a destruir mais postos de trabalho do que aqueles que criam.

O emprego não agrícola aumentou 0,2% (29.500 postos de trabalho) em França no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores. Esta evolução mensal positiva é também acompanhada por uma variação homóloga positiva de 0,8% (121.300 postos de trabalho) em relação ao segundo trimestre de 2015. Este aumento é fruto da criação de emprego excluindo o trabalho temporário, assegura o INSEE – o INE francês -, uma vez que este fator estabilizou, sem perder ou ganhar postos de trabalho de um trimestre para o outro.

Apesar da melhoria global, o setor da indústria e da construção continuam a destruir mais empregos do que aqueles que criam. Comparando com o ano anterior, a indústria registou -1,1% de postos de trabalho e a construção -1,3%. Foi no setor dos serviços que a melhoria se fez sentir. Este setor fez o emprego expandir em 1,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Estes são os números definitivos do emprego nos principais setores do mercado francês. Os valores do primeiro trimestre foram revistos em baixa. Já os valores dos três meses seguintes, após uma estimativa rápida divulgada a 12 de agosto, foram revistos em alta em 5.400 postos de trabalho criados a mais.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emprego aumenta em França no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião