T-Roc acelera produção automóvel em outubro

Nos últimos dez meses, Portugal fabricou mais de 130 mil automóveis, um aumento de 13,5% face ao ano anterior. 94,3% dos automóveis são exportados para a Europa.

Portugal continua a dar cartas nas mais diversas indústrias, desta vez é no setor automóvel que se destaca. A produção automóvel registou em outubro um crescimento de mais de 70% face ao mesmo mês do ano anterior, evolução para a qual contribuiu o T-Roc da Volkswagen.

Em outubro deste ano foram produzidos 19.940 automóveis em Portugal, o que correspondeu a um aumento de 74,7% face ao período homólogo de 2016. Os automóveis ligeiros de passageiros foram a categoria que registou um maior crescimento, fixando-se nos 85,4%.

A Autoeuropa começou a produzir o novo modelo da Volkswagen, o T-Roc, em outubro. Recorde-se que, em agosto deste ano, a comissão da fábrica de automóveis tinha apresentado a sua demissão, depois da maioria dos funcionários ter rejeitado o pré-acordo para aumentar horários e turnos justificado pelo aumento da produção na fábrica em 2017 e 2018. Ainda assim, a produção do T-Roc avançou, mesmo com um desacordo entre a entidade e os trabalhadores.

Relativamente aos últimos dez meses de 2017, produziram-se 137.269 automóveis, o equivalente a um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados relativos a este período dão conta do papel fundamental que as exportações automóveis têm para o setor em causa, uma vez que 94,3% dos automóveis produzidos em território nacional são exportados.

A liderar as exportações dos veículos fabricados em Portugal continua a ser a Europa, recebendo 85,2% do total de automóveis exportados. Segue-se a Alemanha (21,2%), Espanha (13,6%), Reino Unido (11,4%) e França (10,8%). No que toca a grandes regiões do globo, a Ásia (liderada pela China com 10%) representa o segundo mercado para onde são exportados os veículos “portugueses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

T-Roc acelera produção automóvel em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião