Produção automóvel sobe quase 22% em setembro

  • Lusa
  • 11 Outubro 2017

Quase 96% dos veículos produzidos em Portugal foram consumidos pelo mercado externo. Em termos acumulados, a produção registou uma evolução de 7,2% em relação a igual período do ano passado.

A produção automóvel registou um crescimento de 21,7% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo os 15.015 veículos produzidos, divulgou, esta quarta-feira, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Em comunicado, a ACAP destacou o forte crescimento de 71% a nível da produção de veículos pesados, embora este segmento mantenha um peso reduzido no total da produção nacional: 638 veículos produzidos.

Os dados hoje revelados indicam também a produção de 10.488 ligeiros de passageiros em setembro, uma subida de 25,8%, e 3.889 comerciais ligeiros, mais 7,3%.

Em termos acumulados, de janeiro a setembro, foram produzidos 117.329 veículos automóveis, ou seja, uma evolução de 7,2%, em relação a igual período de 2016.

Segundo a ACAP, estes dados confirmam a “importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 95,9% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”.

A Europa continua a ser o principal mercado para exportações (84,5%), com Alemanha a liderar (19,1%), seguindo-se Espanha (14,6%), Reino Unido (12,1%) e França (10,5%).

O mercado asiático, liderado pela China (10,4%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal, concluiu a ACAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel sobe quase 22% em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião