Economia chinesa cresceu 6,7% no terceiro trimestre do ano

  • Lusa
  • 19 Outubro 2016

No ano passado, o país cresceu 6,9%. É o ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

A economia da China cresceu 6,7% no terceiro trimestre do ano, mantendo-se estável e sem mudanças relativamente ao desempenho alcançado, no primeiro e no segundo trimestres, anunciou hoje o Gabinete de Estatísticas do país.

Em termos acumulados, ou seja, de janeiro a setembro, a segunda economia mundial também cresceu 6,7%, comparando com o mesmo período de 2015. “O desempenho geral foi melhor do que o esperado”, indicou o Gabinete de Estatísticas da China em comunicado.

Em termos trimestrais, o Produto Interno Bruto (PIB) da China expandiu-se 1,8% – tal como no período entre abril e junho – ascendendo, no final de setembro, a 52,99 biliões de yuan (7,87 biliões de euros). “Temos de estar cientes de que o desenvolvimento económico continua num período crítico de transformação e modernização, com antigos impulsionadores de crescimento a serem substituídos por novos”, refere a mesma nota. Citando “uma série de fatores internos e externos instáveis”, o organismo aponta que “a base de um continuado crescimento económico ainda não é sólida o suficiente”.

Após três décadas a crescer a uma média de quase 10% ao ano, Pequim situa a meta de crescimento anual para os próximos cinco anos entre 6,5% e 7%. A economia da China cresceu 6,9% em 2015, o ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia chinesa cresceu 6,7% no terceiro trimestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião