Terceiro trimestre regista ligeira subida no emprego público
O número de funcionários públicos a 30 de setembro era superior ao registado um ano antes, mas registou-se um decréscimo em relação ao trimestre anterior.
O emprego nas administrações públicas continua a subir em relação ao ano anterior, de acordo com os valores de 30 de setembro, divulgados na Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP). Em relação ao trimestre anterior, no entanto, o verão ditou uma queda de 1% em cadeia no número de funcionários públicos, devido em parte às férias escolares.
A 30 de setembro, havia 661.429 funcionários públicos, escreve o SIEP, no relatório divulgado esta quinta-feira. Em relação ao trimestre anterior, que terminou a 30 de junho, trata-se de uma queda de 1% no número de funcionários públicos. A redução deve-se principalmente aos Ministérios da Educação e da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, o que reflete o princípio do ano letivo em setembro, mas com os processos de contratação ainda incompletos.
“De relevar também, no 3.º trimestre do ano, a saída definitiva de médicos nos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, Entidades Públicas Empresariais (E.P.E.) e Agrupamentos de Centros de Saúde do Ministério da Saúde, por motivos de extinção da relação jurídica de emprego ou caducidade de contrato, entre outros”, lê-se no relatório do SIEP.
Por outro lado, houve um pequeno aumento de emprego na administração local neste trimestre, de 0,3%, que se deveu da contratação de trabalhadores para realizar atividades relacionadas com o turismo e a construção durante o verão.
Em relação a 2016, porém, mantém-se a tendência de aumento do emprego público. Há um ano atrás, havia menos 5.259 postos de trabalho nas administrações públicas, assinala o SIEP em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Terceiro trimestre regista ligeira subida no emprego público
{{ noCommentsLabel }}