Demitida da Sonangol, Isabel dos Santos volta a defender-se no Instagram

  • ECO
  • 17 Novembro 2017

A empresária Isabel dos Santos voltou ao Instagram, onde publicou uma série de cartões a que chamou "Verdades Sonangol". Neles, cita responsáveis de empresas do setor petrolífero internacional.

Isabel dos Santos voltou ao Instagram para defender aquilo a que chama de “Verdades Sonangol”.

Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África, foi esta quarta-feira exonerada da presidência da Sonangol, a petrolífera estatal angolana, pelo Presidente João Lourenço. Depois de deixar um vídeo de despedida no Instagram, onde recordou “os dias dramáticos” de quando entrou na administração, a empresária voltou à rede social com alguns vídeos e uma série de quatro cartões intitulados “Verdades Sonangol”.

Numa das primeiras publicações, Isabel dos Santos indica: “Reduzimos para metade o custo de produção do barril” de petróleo, de 14 dólares em 2014 para sete dólares em 2016, garante. Os restantes cartões incluem citações atribuídas aos líderes de empresas do setor, como a Total, a Statoil e a Chevron.

“Sempre tivemos uma relação muito próxima com a Sonangol e queremos mantê-la por muito tempo. Por isso, estamos para ficar e encontrar novas oportunidades de colaboração com a Sonangol”, lê-se num cartão que inclui declarações atribuídas a Eldar Saetre, presidente executivo da Statoil.

“A Sonangol está a fazer exatamente aquilo que nós fizemos. Quando o preço do petróleo caiu, todos sentimos dificuldades. A sua prioridade tem sido a transformação e equilíbrio das contas, o que tem sido positivo e permite voltar a pensar no desenvolvimento”, lê-se noutra publicação atribuída a Patrick Pouyanné, presidente da Total.

Há ainda um terceiro cartão, atribuído a Clay Neff, alto cargo da Chevron: “Vemos as mudanças que a Sonangol está a fazer com muitos bons olhos. Existe uma colaboração muito positiva entre a Sonangol, a Chevron e os outros membros da indústria para melhorar as condições de investimento em Angola”, lê-se.

Para além dos cartões, a também filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, publicou dois vídeos, igualmente com declarações de líderes do setor e intervenções suas em conferências internacionais. “Acho que já alcançámos algum sucesso. Por exemplo, no ano passado, o nosso EBITDA foi de 3,2 mil milhões de dólares, portanto, aumentou 15% quando comparado com 2015”, indica a empresária num dos vídeos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demitida da Sonangol, Isabel dos Santos volta a defender-se no Instagram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião