Yellen sai da Fed assim que Powell assumir a liderança

  • Rita Atalaia
  • 20 Novembro 2017

A até agora presidente do banco central dos EUA vai sair da entidade assim que o seu sucessor assumir funções. Yellen não fica enquanto membro do conselho de governadores.

Janet Yellen despediu-se da Reserva Federal dos EUA. E não vai apenas abandonar a liderança da autoridade monetária. A até agora presidente do banco central dos EUA vai sair totalmente da entidade assim que o seu sucessor assumir funções, não permanecendo enquanto membro do conselho de governadores.

Foi no início deste mês que Donald Trump escolheu Jerome Powell para substituir Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro. Yellen tinha a opção de ficar na entidade mesmo depois de abandonar a liderança. Isto porque o seu mandato enquanto governadora só termina a 31 de janeiro de 2024. Mas a responsável da Fed fez saber esta segunda-feira que está de saída.

Esta decisão deixa mais um lugar livre no conselho de governadores da Fed, que é composto por sete membros. Para além do cargo deixado vazio por Yellen, Trump tem ainda outras três vagas por preencher.

A primeira mulher a liderar a Fed ainda serviu enquanto vice-presidente do conselho de governadores entre 2010 e 2014, para depois ocupar a liderança da entidade. Antes, esteve à frente do banco da Fed de São Francisco e do conselho de conselheiros económicos de Bill Clinton.

(Notícia atualizada às 19h35 com mais detalhes)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yellen sai da Fed assim que Powell assumir a liderança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião