Fed agita bolsas norte-americanas. Dólar cai

A Fed diz que está preparada para subir a taxa de juro no próximo mês, mas a taxa de inflação ameaça novas subidas. Os investidores reagiram, por isso, com cautela, levando Wall Street a recuar.

Wall Street encerrou em queda, com os principais índices a recuarem de máximos históricos. Desempenhos negativos em reação à divulgação das minutas da Reserva Federal dos EUA que levantaram dúvidas sobre futuros aumentos da taxa de juro na maior economia do mundo.

O Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) abordo, na última reunião de política monetária, a possibilidade de a Fed subir juros, abrindo a porta a que o preço do dinheiro seja agravado já em dezembro.

A autoridade monetária liderada por Janet Yellen prepara-se para subir a taxa diretora apesar de persistirem divisões no seio da FOMC devido ao facto de a meta de 2% da inflação ainda não ter sido alcançada. Essas divisões vieram alimentar dúvidas sobre novos aumentos da taxa. O dólar caiu 0,72%, com um euro a comprar, agora, 1,1823 dólares.

Perante este clima de incerteza, os investidores retraíram-se, levando os índices de referência a perderem valor. Tanto o S&P 500 como o Dow Jones recuaram, desvalorizando 0,01% e 0,27%, respetivamente. O Nasdaq, por seu lado, subiu 0,07% para 6.867,36 pontos, com a Amazon a subir mais de 1%.

A sessão desta quarta-feira foi marcada pela baixa liquidez com os investidores já de olho no feriado de Ação de Graças que ditará o encerramento do mercado norte-americano esta quinta-feira, bem como o fecho mais cedo na sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed agita bolsas norte-americanas. Dólar cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião