Centeno mais perto de Bruxelas: Padoan e Le Maire afastam-se da corrida

  • ECO
  • 24 Novembro 2017

A candidatura do ministro das Finanças português à liderança do Eurogrupo ganha força. Segundo avança o Observador, o francês Le Maire e o italiano Padoan afastaram-se da corrida.

A decisão sobre uma eventual candidatura de Mário Centeno à liderança do Eurogrupo ainda não está tomada. Mas a possibilidade de o ministro das Finanças português avançar ganha força. Pier-Carlo Padoan e Bruno Le Maire, os ministros das Finanças italiano e francês, afastaram-se da corrida, avança esta sexta-feira o Observador.

Apesar de Bruno Le Maire ter já sido dado como um dos potenciais candidatos mais fortes, o facto de ser ministro das Finanças de uma grande economia do euro seria um ponto negativo, uma vez que para a Presidência do Eurogrupo procura-se um ministro capaz de encontrar entendimentos e conciliar sensibilidades. Além disso, Le Maire é o braço direito de Emmanuel Macron no Executivo francês, acumulando as Finanças com a Economia.

Já a candidatura de Pier-Carlo Padoan era visto como menos provável porque Itália vai a eleições em 2018. Ainda assim, o ministro italiano é um dos mais respeitados a nível europeu.

Tal como o ECO avançou, segundo o procedimento definido pelo ainda presidente do Eurogrupo, Jeröen Dijsselblöem, as candidaturas têm de ser formalizadas por escrito até 30 de novembro. A votação vai decorrer na reunião agendada para 4 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno mais perto de Bruxelas: Padoan e Le Maire afastam-se da corrida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião