Belmiro fez escola: o que os jovens empresários aprenderam com ele

Um "exemplo de que tudo é possível", a prova de que "nada é inalcançável" se houver resiliência e persistência. Assim é visto "o verdadeiro empreendedor" de Portugal, pelos empreendedores de hoje.

Em 1999, Nuno Sebastião convidou o histórico empresário português para um evento organizado por ele enquanto estudante da Universidade de Coimbra. Quase 20 anos depois, o CEO da Feedzai, a startup portuguesa que levantou este ano a maior ronda de financiamento alguma vez conseguida por um projeto nacional, diz que com Belmiro de Azevedo aprendeu a não ter medo de dizer o que pensa. “Uma das coisas que me inspiraram: sejam frontais, objetivos e simples, concisos na mensagem“, explica ao ECO.

Este foi apenas um dos ensinamentos. Houve outros dois que marcaram Nuno Sebastião: a necessidade de disrupção e a resistência à rejeição. “Sejam disruptivos, tenham a coragem de questionar o porquê de as coisas serem como são e, se identificarem formas de fazer melhor, trabalhem e façam acontecer”, esclarece. E reforça: “Vejam e ultrapassem a rejeição, que não é mais do que um passo no processo de fazer acontecer”.

Se Portugal está hoje na onda do “fazer acontecer”, também ao Homem Sonae o deve. “Há um fascínio pelo mundo dos negócios hoje em dia, também pela quantidade de histórias de sucesso”, reconhece Cristina Fonseca, uma das fundadoras da Talkdesk, hoje partner do fundo de investimento Indico Capital Partners. “Se há algo que o Engenheiro Belmiro de Azevedo nos ensinou, foi que o caminho é longo e é necessário um nível de resiliência e persistência incríveis para lá chegar, e que o caminho é turbulento”, sublinha.

As novas gerações de empresários devem focar-se agora na mensagem positiva e inspiracional que deixa: com trabalho árduo, perseverança e um foco grande nas pessoas nada é inalcançável.

Gonçalo Fortes

CEO da Prodsmart sobre Belmiro de Azevedo

É este o legado que Belmiro de Azevedo, o “verdadeiro empreendedor” do seu tempo, deixa aos empreendedores de hoje. “Disse sempre o que pensava e arriscou sempre”, resume Jaime Jorge, cofundador da Codacy. Às novas gerações de empresários, deixou uma “mensagem positiva e inspiracional: com trabalho árduo, perseverança e um foco grande nas pessoas nada é inalcançável”, diz Gonçalo Fortes, fundador e CEO da Prodsmart.

 

Para quem se vê obrigado a arriscar lá fora, Belmiro de Azevedo deixou ainda outra lição. Para Anthony Douglas, fundador da Hole19, aquele que é “um dos grandes empresários” portugueses é também “um verdadeiro exemplo de que tudo é possível desde Portugal”. “É uma grande mensagem para esta nova geração de empreendedores: não é preciso sair de Portugal para ter sucesso”, acredita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Belmiro fez escola: o que os jovens empresários aprenderam com ele

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião