Rosa Zorrinho já tomou posse. Quem é a nova secretária de Estado da Saúde

A até agora presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai substituir Manuel Delgado à frente da Secretaria de Estado da Saúde.

Três dias depois de a TVI ter divulgado a reportagem sobre a gestão da associação Raríssimas, já há duas baixas. A presidente da associação, Paula Brito e Costa, anunciou a demissão esta tarde, assim como o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que foi consultor da Raríssimas entre 2013 e 2014. Já há um novo nome para assumir a pasta da Secretaria de Estado da Saúde: é Rosa Zorrinho, atualmente presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Licenciada em Sociologia e com uma pós-graduação em Administração Hospitalar, hoje com 55 anos, Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho assume cargos de liderança na área da saúde desde a década de 1990. Entre 1990 e 1996, foi administradora do Hospital do Espírito Santo, em Évora, passando depois a vogal da Administração Regional de Saúde do Alentejo, até 2002.

Foi ainda presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo e presidente da Saudaçor, a empresa pública de gestão de recursos e equipamentos de saúde dos Açores.

Em janeiro do ano passado, foi nomeada, pelo atual ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, cargo que acumulava com a atividade de docência no ensino superior. A nomeação foi feita para um período de cinco anos, mas Rosa Zorrinho irá agora abandonar essas funções e trabalhar diretamente com o ministro da Saúde.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já aceitou a proposta de nomeação de Rosa Zorrinho e a nova secretária de Estado da Saúde vai tomar posse esta terça-feira, às 19h30, numa cerimónia no Palácio de Belém, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rosa Zorrinho já tomou posse. Quem é a nova secretária de Estado da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião